Com apoio do Nuvid/Ciops/SSPDS, dupla suspeita de furto de fios é presa em flagrante no Meireles

30 de dezembro de 2025 - 15:13 # # # # #

Ascom PMCE - texto e vídeo

Um dos suspeitos já havia sido preso outras quatro vezes, também por furto de fios

O trabalho integrado das Forças de Segurança com o apoio das tecnologias não para de gerar resultados. Nessa segunda-feira (29), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante uma dupla suspeita de furto de fios de cobre no bairro Meireles, Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. A captura teve o apoio dos operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os dois homens, com extensa ficha criminal, já estão à disposição da Justiça. Um deles já havia sido preso outras quatro vezes, também por furto de fios.

O acionamento do motopatrulhamento do 8º Batalhão Policial Militar (8º BPM) ocorreu por volta das 3h da manhã. Na ocasião, os policiais militares foram informados sobre uma ocorrência de furto de fios na área. As diligências foram conduzidas, imediatamente, até que os policiais flagraram os dois indivíduos manuseando uma caixa reguladora de alta tensão. Eles empreenderam fuga, sendo que um deles tentou se esconder debaixo de um automóvel estacionado, mas foram detidos e receberam voz de prisão. Um saco com os fios de cobre foi apreendido.

Diante dos fatos, os homens, de 45 e 27 anos, foram apresentados, junto ao material apreendido, pela autoridade policial no 2º Distrito Policial (2º DP). A dupla foi autuada em flagrante por furto de fios na unidade local da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e colocada à disposição da Justiça. O suspeito de 45 anos já possuía oito passagens por furto (quatro delas, também por furto de fios), duas por roubo, uma por lesão corporal, uma por corrupção de menores e uma por resistência. O indivíduo de 27 anos já responde por três furtos e uma lesão corporal no âmbito da violência doméstica.

Balanço parcial

A prisão da dupla é mais um resultado do combate ao furto e roubo de fios de cobre. Conforme balanço da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a repressão a esse tipo de crime resultou na redução de 12,1% no número de furtos e roubos de fios de cobre entre janeiro e novembro de 2025. No período, foram contabilizados 794 registros desse tipo no período, frente às 904 ocorrências registradas no mesmo período do ano passado.

Por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), a SSPDS mantém a Operação Celare, com o objetivo de reprimir o furto qualificado de fios de energia e hidrômetros em Fortaleza. A ofensiva conta com a participação de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). A operação também conta com o apoio da Enel, da Cagece e de empresas de telefonia, sendo orientada por dados e informações coletadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

A SSPDS-CE ressalta que, apesar do trabalho proativo das Forças de Segurança, é fundamental que os responsáveis pelos fios e cabos registrem a ocorrência em qualquer delegacia da PCCE, uma vez que o Boletim de Ocorrência (BO) é essencial para subsidiar as investigações policiais. A pasta destaca ainda que o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações compromete a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública, além de configurar o crime de receptação quando os materiais são comercializados de forma clandestina.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.