Rede Sesa registra os primeiros nascimentos de 2026
5 de janeiro de 2026 - 15:18 #HGF #HRN #HRSC #HUC #recém-nascidos #Rede Sesa
Jessika Sampaio, Eva Sullivan, Radene Fortaleza, Thaís Menezes, José Avelino Neto - Ascom Sesa, HUC, HGF, HRN, HRSC - Texto
Ascom Sesa/Divulgação - Foto
Maria Heloísa, nascida às 0h40 do dia 1º de janeiro, no Hospital Universitário do Ceará (HUC), a primeira nascida da Rede Sesa
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou 2026 celebrando a vida, com o nascimento dos primeiros bebês do ano em hospitais da rede estadual. “Entrei na sala de parto ao som dos fogos e fomos desejando um feliz ano novo a 2026 e à vida da minha filha”, relata Jenniffer Keury Araújo dos Santos, mãe de Maria Heloísa, nascida às 0h40 do dia 1º de janeiro, no Hospital Universitário do Ceará (HUC), em Fortaleza.
Heloísa veio ao mundo, por meio de parto cesariano, pesando 1.345 quilo e medindo 39 centímetros. A mãe, moradora de Canindé, deu entrada na unidade no dia 31 de dezembro após apresentar um pico de pressão alta. Por causa do quadro, precisou realizar o parto prematuro. A bebê segue acompanhada na Unidade, como explica a médica pediatra neonatologista do HUC, Tâmara Fernandes.
“Maria Heloísa segue internada na Unidade Terapia Intensiva Neonatal, em evolução clínica estável. A permanência na unidade ocorre para acompanhamento e recuperação nutricional, conforme os cuidados indicados para recém-nascidos prematuro”, informa.
Emocionada, Jenniffer destacou o acolhimento recebido durante todo o atendimento. “Em nenhum momento deixaram de me atender bem, mesmo sendo na virada de ano. Agradeço primeiro a Deus, por Maria Heloísa ter nascido com saúde e estar bem, e também aos profissionais, por todo o suporte e cuidado. Saber que Maria Heloísa é a primeira bebê a nascer da rede estadual é um privilégio”, explicou.
Partos de média e alta complexidade
Ao longo do dia 1º de janeiro, outras unidades da Rede Sesa também realizaram partos, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF); o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral; e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixadá.
Aghata Sofia nasceu com 1.982 gramas no Hospital Regional Norte (HRN)
Às 2h10, o HRN registrou o nascimento de Aghata Sofia, por meio de parto normal. Filha de Flaviana do Nascimento Medeiros, moradora do município de Independência, a bebê nasceu pesando 1.982 gramas. Mãe e filha tiveram alta no último domingo (4).
Pedro Leonardo nasceu às 4h no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixadá
Já às 4 horas da manhã da última quarta-feira, Pedro Leonardo nasceu no HRSC, em Quixadá. A cesária ocorreu após a mãe, Jackeline Severo, ser transferida do município de Madalena, em razão de ruptura de bolsa associada a sofrimento fetal, em uma gestação de 38 semanas e dois dias. O nascimento foi acompanhado pelo pai, Lucas Raulino. O recém-nascido pesou 3.342 gramas e mediu 46 centímetros e já no dia 03 de janeiro, seguiu para casa com sua família.
José Santiago, primeiro bebê nascido no Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Às 6h45, o choro forte de José Santiago anunciou a sua chegada ao mundo, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O recém-nascido pesou 4.670 gramas e mediu 57 centímetros. Filho de Antonia Viviane Queiroz Pinho e João Paulo da Silva Horlando, José nasceu em Fortaleza, mas a família reside na localidade de Riacho de Padre, zona rural do município de Baturité. O nome do bebê carrega a simbologia do santo padroeiro do Ceará, simbolizando a conexão com a fé e a cultura do estado logo no início de 2026.
Os nascimentos ocorreram com acompanhamento de equipes multiprofissionais preparadas para garantir acolhimento, segurança e cuidado integral às mães e aos recém-nascidos. Os hospitais da Rede Sesa estão preparados para receber partos de média e alta complexidade.