Colônia de Férias da SPS transforma janeiro em uma viagem pelo mundo da diversão para crianças e adolescentes em Fortaleza

6 de janeiro de 2026 - 11:24 # # #

Daniel França - Ascom SPS - Texto
Mariana Parente e Claudio Rocha - SPS - Fotos

Com o tema “Planeta Colônia de Férias: uma viagem pelo mundo da diversão”. a Colônia de Férias promovida pela Secretaria da Proteção Social (SPS) está movimentando este mês de janeiro, em Fortaleza. A programação segue até 31 de janeiro, em 12 equipamentos públicos distribuídos em diferentes bairros da capital, oferecendo atividades gratuitas para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

A iniciativa garante uma alternativa segura, educativa e divertida para o período de férias escolares, especialmente para mães, pais e responsáveis que trabalham o dia e buscam um espaço de cuidado, convivência e desenvolvimento para seus filhos. As atividades acontecem em dois turnos, das 8h às 11h e das 13h às 16h, com programação pensada para estimular o brincar, a criatividade, o esporte e a socialização.

Nos equipamentos da SPS, o clima é de alegria, descoberta e pertencimento. No ABC do Mondubim, alunos da capoeira destacam a importância do espaço no dia a dia. Para Lucas Melgaço, de 11 anos, o equipamento se tornou um lugar de referência. “Eu gosto de vir para o ABC para jogar bola e conversar com os meus amigos. Conheci o ABC por causa do meu primo. Fui conhecendo as atividades, fui gostando e agora não saio daqui”, conta.

Já Rafael de Oliveira, de 7 anos, resume a experiência com entusiasmo, “O que eu mais gosto de fazer na Colônia de Férias aqui no ABC é brincar de esconde-esconde e um monte de coisas. Hoje eu faço futebol, capoeira, jiu-jitsu e kung fu, tudo aqui no ABC”, diz. Para Sofia Carvalho Vieira, de 9 anos, o vínculo começou pela família. “Conheci o ABC por causa do meu pai. Vim pela primeira vez e me apaixonei. Comecei a participar das gincanas e das competições das Colônias de Férias”, relata.

A programação é construída de forma coletiva e organizada, como explica a arte-educadora Rayane Barroso, de 28 anos, que atua com capoeira. Segundo ela, cada semana da Colônia de Férias tem um foco diferente. “A Colônia foi pensada por semanas, com modalidades como cultura, gincanas e esportes. Na semana dos esportes, teremos dinâmicas e gincanas esportivas. Na semana da cultura, vamos trabalhar músicas, principalmente ligadas à capoeira”, explica.

No kung fu, as atividades também marcam a trajetória das crianças e adolescentes. Raiana Emily, de 10 anos, participa do ABC desde 2023 e destaca o impacto positivo da Colônia de Férias em sua formação. “Aqui no ABC eu faço kung fu, balé, jazz e às vezes capoeira. Eu me divirto muito aqui. A colônia tem várias brincadeiras e aqui também me ensinou a ser mais educada. Agora vou competir na Copa Way”, conta. Para Michael Marcelino, de 14 anos, a relação com o equipamento vem de longa data. “Desde os seis anos eu venho aqui no ABC, porque sempre me ajudou muito.”, afirma.

Além das crianças, as famílias reconhecem a importância dos equipamentos. Gilmara Menezes, de 35 anos, mãe de três filhos que participam das atividades do Espaço Viva Gente, ressalta o papel do equipamento na rotina familiar. “A Colônia de Férias é um respiro pra gente que é mãe. Evita que eles fiquem em casa o tempo todo na frente das telas e garante um ambiente de socialização. Aqui eles encontram os amigos e convivem com outras crianças”, destaca.

Gilmara também ressalta o impacto do espaço no desenvolvimento da filha de 13 anos, que é autista. “Esse ambiente ajudou muito na comunicação dela. Aqui ela criou vínculos, se sente acolhida e animada. É um espaço muito terapêutico, ajuda demais no desenvolvimento”, afirma.

No ABC da Serrinha, a experiência atravessa gerações. As irmãs Maria Isis, de 10 anos, e Isadora, de 13 anos, frequentam o equipamento desde cedo, seguindo os passos da mãe, que também participou das atividades no passado. “Todo mês a gente faz uma apresentação de acordo com o tema do mês. Aqui tem o Dia de Quem Cuida de Mim, não é só Dia das Mães ou dos Pais. Cada apresentação é pensada com muito carinho”, conta.

Para o secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcanti, a Colônia de Férias reforça o compromisso da SPS com a proteção social e o direito ao brincar. “A Colônia de Férias é uma estratégia de cuidado, proteção e garantia de direitos. Criamos um ambiente seguro, acolhedor e educativo para que crianças e adolescentes possam viver as férias com alegria, enquanto mães e pais trabalham com a tranquilidade de saber que seus filhos estão bem cuidados”, destaca.

Confira as unidades que receberão a programação da colônia de férias
Centros Comunitários
Centro Comunitário São Francisco — Rua Ilha do Bote, 367, Conjunto São Francisco
Centro Comunitário Santa Terezinha — Rua Osmundo Cavalcante de Oliveira, S/N, Conjunto Santa Terezinha
Centro Comunitário Farol — Av. Zezé Diogo, 310, Farol (Cais do Porto)
Centro Comunitário São Vicente – Travessa do Rosário, S/N – Vizinho ao Colégio Santa Cecília (Conjunto São Vicente de Paulo)

Espaço Viva Gente
Rua Maria Mirtes, 1010, Jardim União

Unidades dos ABCs
ABC Palmeiras — Rua Castelo de Castro, 2100, Conjunto Palmeiras
ABC Bom Jardim — Rua 03 Corações, 762, Bom Jardim
ABC Mondubim — Rua Nossa Senhora da Conceição, 151, Mondubim
ABC Cajueiro Torto — Rua Floresta, 180, Messejana (Santa Fé)
ABC Serrinha — Rua Cônego Lima Sucupira, 1487, Serrinha

Circos Escola
Circo Escola Bom Jardim — Rua Oscar Araripe, S/N, Bom Jardim
Circo Escola Palmeiras — Rua Castelo de Castro, 2000, Conjunto Palmeiras