Além do concreto: Arte urbana transforma viaduto e traz novo colorido ao cotidiano de Fortaleza
9 de janeiro de 2026 - 11:36 #arte #Fortaleza #infraestrutura #SOP #túnel
Gabriela - Ascom SOP - Texto
Eudes Brasil - SOP - Fotos

A iniciativa do Governo do Ceará busca humanizar a infraestrutura urbana e promover o bem-estar da população através da arte. Quem transita pelo Túnel Demócrito Dummar, em Fortaleza, já percebeu que a capital ganhou um novo olhar.

Mais do que uma simples mudança estética, a intervenção faz parte de um projeto que visa transformar a experiência de quem vive e circula pela cidade, através da parceria feita pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), Secretaria da Cultura (Secult) e Banco do Nordeste.

Segundo o superintendente da SOP, Valdeci Rebouças, o objetivo central é tornar a cidade um ambiente mais acolhedor e menos poluído visualmente.
“Nosso maior objetivo com esse projeto é deixar o espaço mais lúdico, tirando o cinza do concreto que temos na nossa cidade. A SOP pretende estender essa iniciativa para outras regiões do Ceará.”

A secretária da Cultura, Luisa Cela, reforça a importância da iniciativa para a paisagem urbana e para o bem-estar social.
“Essa é uma parceria que busca colorir nossas cidades. É a primeira intervenção e espero que muitas outras venham pela frente. Sem dúvida nenhuma, a arte urbana, as galerias abertas são uma ótima forma da gente transformar as nossas cidades em lugares mais acolhedores e que nos provoquem emoções quando a gente passa por esses lugares. Estou muito feliz que está dando certo”.

Para dar vida às paredes, o projeto conta com o talento de artistas locais. A artista urbana Lorinha Alves, uma das responsáveis por trazer cor e sensibilidade ao túnel, destaca que a arte pública funciona como um catalisador de bons sentimentos em meio à correria do dia a dia.
“Quando a arte chega e as pessoas conseguem passar indo para o trabalho ou para suas demandas, elas podem ter esse respiro. A arte pode inspirá-las a terem um dia melhor e fazerem um trajeto diferente”, afirma a artista.

O resultado já é refletido no humor de quem utiliza a via. O trabalhador autônomo Antônio Nunes sentiu a diferença logo no primeiro trajeto após a pintura.
“Eu gostei muito. Quando passei aqui com meu neto, ele logo disse: Vô, ficou bonito mesmo. Os pássaros, os desenhos… achei maravilhoso.”

Este é apenas o primeiro de muitos túneis que receberão o projeto. O Governo do Ceará, por meio da SOP, segue trabalhando para transformar a infraestrutura cearense.