Com apoio da Secult, Prêmio Palavra Solar lança livros dos vencedores na Bece
12 de janeiro de 2026 - 14:26 #BECE #Lançamento #obras inéditas #prêmio
Ascom Bece - Texto
Divulgação - Foto

Angelica Sampaio – Editora Sol Literário
O projeto promove ainda duas palestras e um workshop com foco no mercado editorial
No dia 15 de janeiro, a partir das 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Prêmio Palavra Solar lança três obras inéditas no mercado editorial do Estado: “Imagem Esquecida”, de José Cupertino de Freitas Júnior; “O Peste”, de Carlos André Braga Brandão – que publica a primeira obra de sua autoria; e “O Livro de Yekun”, de Álvaro Jansen Viana da Silva. No mesmo local, vão ser realizadas três ações formativas gratuitas com foco no mercado editorial. Essas integram o projeto Escritas em Volta do Sol, juntamente com o concurso literário voltado para obras do gênero romance curto e a publicação das obras. A Bece é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
“Com o objetivo de disseminar conhecimento a fim de impulsionar e fortalecer a cadeia produtiva do segmento literário no Ceará, além de ampliar a divulgação dos novos livros, também realizaremos o lançamento e ações formativas nos municípios de Redenção e Quixadá, até março”, garante a idealizadora do projeto, fundadora da editora Sol Literário, professora, escritora e presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), Angélica Sampaio.
Lançamentos
Por meio do seu selo editorial, o Prêmio Palavra Solar lança os livros vencedores do concurso. José Cupertino de Freitas Júnior, que conquistou o primeiro lugar, é mestre em Ciências Políticas e atua no mercado internacional de Tecnologia e Inovação. Como escritor, assinou oito publicações, além de diversos textos publicados nas antologias do Coletivo Delirantes. Inscrita como “Por falta de Zelo”, a obra vencedora ganhou o título de “Imagem Esquecida” durante o processo de edição. Com linguagem informal e, às vezes, cômica, a história é narrada por Jardel. O protagonista desce aos infernos, como tantos de nós em algum momento da vida. Antes mesmo de voltar, conta o vivido.
Em segundo lugar no concurso, Carlos André Braga Brandão vai publicar a primeira obra de sua autoria, o romance “O Peste”. Do município de Itapajé, o escritor assina como Karlo Zandré, cursa o sexto semestre da graduação em Letras Português e Inglês pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), no campus Umirim. O seu livro tem ótimas estratégias narrativas; consegue, com o discurso direto, criar cenas inteiras, que surgem a partir da condição psicológica dos personagens. O diário de Pietro Camundongo bate bem, como um grito no rock, com a velocidade de um ato em videogame, em questões tão próximas que duvidamos que estejam também ao redor do outro.
Já “O livro de Yekun” ficou em terceiro lugar. A obra é de Jansen Viana, que possui formação em Administração, Teologia e Psicanálise Clínica. Como escritor, dramaturgo e poeta, já publicou mais de 15 livros e é criador da coleção infantil Ceará&Cearenses. Nessa obra inédita, Fortaleza surge, labiríntica como toda cidade, amedrontadora no limar de banheiros, em escolas e até no Passeio Público, sempre à luz do dia, revivendo a loura do banheiro e outras lendas urbanas que habitam entre nós.
Ações formativas
A programação começa às 14h, com a realização do workshop “Criar e expressar: uma escrita autêntica para a infância”, ministrado por Júlia Barros. Contadora de histórias, produtora cultural, professora de Yoga e autora do livro infantil “O Monstro Gigante do Medo”, que será lançado em breve, ela é administradora na Casa da Prosa, editora e produtora cultural cearense e sócia-fundadora da Ong Casa do Conto, instituições de promoção e democratização do livro, leitura e literatura.
Á partir das 14h30, acontece a palestra com o advogado e sócio-fundador do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult), José Soares Neto, abordando o tema “Editor e escritor: Orientações Básicas sobre o contrato de Edição”. À frente da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária e da Editora e Livraria Substânsia, Talles Azigon compartilha suas experiências como gestor, produtor, editor, curador, mediador de leituras, educomunicador, livreiro e poeta na palestra “Editoras que transformam: Políticas para engajar e fomentar a leitura”.
O workshop tem duração de três horas, enquanto as palestras são de uma hora. No total, são 20 vagas para cada ação formativa, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line. É preciso preencher o formulário para o workshop e para as palestras.
Sobre o Escritas em Volta do Sol
O projeto é idealizado e realizado pela Editora Sol Literário, editora independente que atua no mercado cearense há 13 anos. Contempla um selo editorial – Palavra Solar, que vai selecionar as obras a serem publicadas por meio de concurso literário; o ciclo de palestras Palavra Impressa; um programa de formação denominado Laboratório de Escrita Literária; além de um plano de incentivo à leitura, o Falar Livros.
O Palavra Impressa é composto por quatro palestras com foco no mercado editorial, pensando nos desafios que os escritores iniciantes e até os mais experientes enfrentam para publicar seus trabalhos. O Laboratório de Escrita Literária é composto por três workshops e tem como objetivo agregar na formação de novos escritores, amantes da leitura e literatura. Propõe como temas: “Decolonizando a caneta: criatividade e identidade na escrita”; “Narrativas em luta: feminismo e gênero na literatura”; “Criar e expressar: uma escrita autentica para a infância”.
Para divulgar as obras e estimular a leitura, o Falar Livros consiste em diversos vídeos a serem disponibilizados em plataformas digitais e redes sociais, reunindo personalidades, escritores e formadores de opinião lendo trechos das obras vencedoras do concurso. “Além da divulgação, o objetivo é formar uma rede de comunicação e circulação do trabalho desenvolvido pela editora com os autores, para desmistificar o livro como objeto cultural inacessível ou em declínio e estimular o hábito da leitura em pessoas de todas as idades”, ressalta Angélica.
O projeto Escritas em Volta do Sol é uma realização da Editora Sol Literário e do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura. Apoiado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Ceará, via Edital Arte da Palavra.
Serviço
Prêmio Palavra Solar – Palestras, oficina e lançamento de livros
Data: 15/01/26
Horário: A partir das 14h
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) – Av. Presidente Castelo Branco, 255, Fortaleza (CE)
Programação
Das 14h às 17h – Sala 2 – Workshop “Criar e expressar: Oficina para uma escrita autêntica”, com Júlia Barros
Das 14h30 às 15h30 – Sala 1 – Palestra “Editor e escritor: Orientações básicas sobre contrato de edição”, com José Soares Neto
Das 16h às 17h – Sala 1 – Palestra “Editoras que transformam: Políticas para engajar e fomentar a leitura”, com Talles Azigon
A partir das 18h – Sala 1 – Lançamento dos livros do Prêmio Palavra Solar
Inscrições para ações formativas
• Workshop: https://forms.gle/
• Palestras: https://forms.gle/