“Conexão Férias no MIS” realiza discotecagem com feiras do vinil e da fotografia e novas oficinas
13 de janeiro de 2026 - 15:43 #Feiras #férias #MIS #oficinas #Vinil e fotografia
Ascom MIS - Texto
Divulgação - Foto

As oficinas “Universos em fragmentos: a fantasia reimaginada pela colagem” e “Anima MIS: oficina de animação em stop motion” estão na programação da semana
A programação de férias no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) traz atividades para diversas faixas etárias com a realização de programação nesta sexta e sábado (16 e 17). O “Conexão Férias no MIS” contará com duas oficinas neste fim de semana. Na tarde de domingo, a praça do MIS recebe as feiras do Vinil e da Fotografia e a Discotecagem com o Projeto Black Woman, reggae feito por mulheres negras. Toda a programação é gratuita. O MIS CE integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.
A programação da semana inclui, ainda, o show “O Nordeste é agora!”, do violonista Cainã Cavalcante. O show terá início na sala imersiva do MIS, às 19h, para quem já obteve os ingressos gratuitos. Para as demais pessoas interessadas, a apresentação também será transmitida na praça do MIS via Sympla. Com mais de 20 anos de carreira e diversos álbuns lançados, Cainã apresenta composições autorais, em sua maioria inéditas. O show narra uma jornada musical que se inicia no Ceará, explorando personagens como tocadores de viola, repentistas, poetas, cantoras de coco, carpideiras do Crato, e bandas cabaçais, presentes no cotidiano e no imaginário popular nordestino. O espetáculo une a música com as artes visuais do multiartista Nódoa, trechos de imagens dirigidas pelo cineasta Rosemberg Cariry, além de vinhetas com vozes e manifestações culturais populares do Brasil, principalmente do Nordeste.
A programação do “Conexão Férias no MIS” é voltada para crianças, adolescentes e famílias. Nesta sexta-feira (16), haverá a “Oficina Universos em Fragmentos: a fantasia reimaginada pela colagem”, com Nicole Mota e Aguie Lima. A atividade será das 15h às 18h, na sala multiuso (Andar -1 do Anexo do MIS). As inscrições são por ordem de chegada. No sábado, dia 17, haverá uma atividade coletiva de criação e animação de personagens em massinha. Será utilizada a técnica de stop motion, em diálogo com a exposição Laboratório dos Sentidos. A oficina será conduzida pelas arte-educadoras Carol Rodrigues e Viviane Lima.
Universos em fragmentos
16 de janeiro, sexta-feira
15h às 18h
Sala Multiuso do MIS (Andar -1 do Anexo)
20 vagas. inscrições por ordem de chegada.
Classificação indicativa: crianças a partir de 10 anos | adultos sem delimitação de idade
Anima MIS: oficina de animação em stop motion com Carol Rodrigues e Viviane Lima
17 de janeiro, sábado
15h às 18h
Sala Multiuso do MIS (Andar -1 do Anexo)
20 vagas. inscrições por ordem de chegada.
Classificação indicativa: 8 a 14 anos de idade.
Gratuito
Feiras e discotecagem

No domingo, dia 18, a programação conta com a Feira da Fotografia de Fortaleza e a Feira MIS Vinil, das 15h às 17h30. O evento é dedicado à difusão da fotografia, com venda de equipamentos, fotografias e publicações, além da participação de expositores de discos de vinil. Paralelamente, a Praça do MIS recebe a discotecagem do Projeto Black Woman, das 15h30 às 17h30. O projeto valoriza o reggae feito por mulheres negras, apresentado diretamente do vinil, promovendo experiências sonoras e visibilidade cultural.
Sala imersiva, exposições e biblioteca
No andar +2 do MIS, está em cartaz a exposição inédita “Turbilhão”, que reúne fotografias de artistas brasileiros dos anos 1950 e 1960. As imagens estavam guardadas no acervo da Sociedade Francesa de Fotografia e foram descobertas pelo pesquisador brasileiro Lucas Menezes, que assina a curadoria da mostra. Integrando a programação da Temporada França-Brasil 2025, Turbilhão é resultado da pesquisa de doutorado do curador no país europeu.
Nesta semana, a sala imersiva (andar -2 do Anexo) será dedicada de quinta a domingo às exposições “Ypykuéra: Povos Originários e a Megafauna”, “Fósseis do Cariri” e “O Paraquedista”. Na quarta-feira, não haverá exibição de obras em virtude da montagem do show de Cainã Cavalcante. O MIS segue ainda com as exposições físicas “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).

O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30). A biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas (andar +1 do Anexo) funciona de quarta a sexta-feira, das 13h às 18h.
Na Galeria da Liberdade, está em cartaz a exposição “…e se não for agora, um dia será…”. O espaço é aberto à visitação quarta-feira e quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta-feira e sábado, das 13h às 20h.
Em todos os espaços o acesso é gratuito e permitido até meia hora antes do fechamento do museu.
Serviço
Museu da Imagem e do Som do Ceará (quarta a domingo)
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Galeria da Liberdade (quarta a sábado)
Endereço: avenida Barão de Studart, 505. Meireles.