Maracanaú recebe Caravana VaiVem do Governo do Ceará com diversas oportunidades
13 de janeiro de 2026 - 13:27 #Caravana VaiVem #Maracanaú #Passagens intermunicipais #serviços
Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Foto

O município registra o maior número de adesões ao programa VaiVem, com mais de 10 mil cartões emitidos para trabalhadores e estudantes
A população de Maracanaú, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), participa, nesta terça-feira (13), do mutirão de serviços na Caravana VaiVem, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal.
A Caravana facilita o cadastro no programa VaiVem do Governo do Ceará, que garante passagens intermunicipais gratuitas para estudantes e trabalhadores desempregados na RMF e no Cariri. Ao todo, são 40 passagens por mês para trabalhadores – ida e volta em dias úteis. Os estudantes da rede pública também têm garantido o direito a duas passagens por dia (ida e volta).

Além da emissão do cartão VaiVem, a equipe também oferece um pacote de serviços voltados ao trabalhador, como, atendimento do seguro-desemprego, cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, atendimento do programa Ceará Credi.
Quem se cadastrou e já saiu com o cartão foi Edilene Batista, de 29 anos, moradora do bairro Piratininga, que procura emprego de carteira assinada desde 2019, após o nascimento do filho Noah Elias. Edilene tem experiência como estoquista e monitora escolar em atividades recreativas.

“O VaiVem vai me auxiliar na busca por um emprego e outros conhecimentos, como cursos, porque em Fortaleza tem várias oportunidades”, acredita.
Presente no evento, a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, destacou que o programa tem garantido mais oportunidades aos cearenses. “Esse programa foi sonhado pelo governador Elmano de Freitas, que compreende os dilemas de quem busca um trabalho e não tem o dinheiro da passagem. Pela primeira vez no Ceará, o número de cearenses com carteira assinada é maior do que o de beneficiários do Bolsa Família”, afirmou.

O VaiVem trabalhador é executado pela Secretaria do Trabalho (SET), Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).
De acordo com o secretário do Trabalho e Emprego, Vladyson Viana, Maracanaú registra aproximamente 9 mil trabalhadores atendidos no VaiVem, o maior número entre os municípios contemplados.

“[No Ceará] já são mais de 4.500 trabalhadores que conseguiram uma vaga de emprego formal através do VaiVem. Além disso, nós temos também o trabalhador autônomo, a diarista, o bombeiro hidráulico, o pintor, o eletricista, entre outros. Esse deslocamento impactava na renda dessas pessoas”, avalia o secretário.
Clerice Oliveira, 40, fez o cadastro no programa em maio do ano passado, em Fortaleza. Um mês depois já estava contratada como auxiliar de serviços gerais. Quando soube da chegada da Caravana em Maracanaú, ela fez questão de acompanhar a filha e o marido, que agora estão cadastrados no VaiVem.

“Lá em casa estava todo mundo desempregado, sem esperança de nada. Quando surgiu essa oportunidade do VaiVem, dessas passagens, a gente disse: vai dar certo. Hoje, estou com o meu emprego, e agora trouxe minha filha e meu marido”, disse.
Até o momento, o VaiVem já realizou em todo o estado cerca de 35 mil atendimentos, contabilizando 33 mil cartões já entregues.
Presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Rafael de Paula, calcula que o impacto é ainda maior para os moradores da RMF. “O programa chega a beneficiar mais de 300 mil pessoas na RMF, com esse modelo de contratação que permite manter a tarifa congelada do jeito que é. Além disso, temos rotas sociais, como o corujão, que só existe graças a esse programa”, acrescenta.
O prefeito Roberto Pessoa reforça que emprego garante dignidade e cidadania. “Isso é fundamental para quem está tentando conseguir [o emprego], com perseverança. O programa faz um trabalho muito sério”, conclui.

Mais perto dos cearenses
A Caravana já passou por 12 cidades: Aquiraz, Cascavel, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Paracuru, Pindoretama e Trairi.
Em dezembro do ano passado, o programa também chegou ao Cariri, em quatro municípios: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. A expectativa é atender mais de 10 mil pessoas em busca de trabalho, além dos estudantes.