Supesp/SSPDS, em parceria com a Sepa, lança painel dinâmico com dados de crimes de maus-tratos aos animais

13 de janeiro de 2026 - 15:57 # # # # #

Ascom Supesp - Texto
Cícero Oliveira - Ascom SSPDS - Foto

O Painel Dinâmico de Crimes de Maus-Tratos a Animais é o 15º painel desenvolvido pela Supesp e o primeiro lançado em 2026

Seguindo com as iniciativas para coibir, denunciar e ampliar o planejamento de ações estratégicas contra a criminalidade, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) lançou, nesta terça-feira (13), um novo painel dinâmico com dados específicos. Elaborado em parceria com a Secretaria de Proteção Animal (Sepa) do Ceará, o Painel Dinâmico de Crimes de Maus-Tratos a Animais tem o objetivo de dispor para autoridades, associações de defesa dos animais e o público em geral, dados que possibilitem maior monitoramento de ocorrências e maus-tratos contra animais silvestres e domésticos.

A solenidade de lançamento do novo produto da Supesp ocorreu no auditório do Centro Integrado da Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. “A Supesp está cumprindo nada mais, nada menos, do que a sua missão institucional de reproduzir dados qualificados, para que possam ser elaboradas políticas públicas mais eficientes. Então hoje é um passo nessa contribuição que a Supesp está dando para a Secretaria de Proteção Animal, para o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE), para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA/PCCE) de como que a gente dialoga sobre políticas públicas pautadas em evidências. Esse é o nosso papel, dar o dado e qualificar esse dado, indicar, organizar e sistematizar essa informação para que essa informação seja utilizada na implementação das políticas públicas”, destacou a superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Juliana Barroso.

“Ressalto a alegria de participar desse evento e ver esse trabalho muito bonito e muito bem feito, realizado em conjunto pela SSPDS e pela Sepa. É muito importante a gente ver esse cuidado do estado com os nossos animais. E como a dra. Juliana Barroso pontuou, este painel vai nortear as políticas que elaboradas pela Secretaria de Proteção Animal, e da própria Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Por fim, quero parabenizar a todos pelo trabalho”, destacou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales. 

Na ocasião, o painel foi apresentado pelo diretor de Estatística e Geoprocessamento da Supesp, Matheus Osterno. O novo Painel Dinâmico de Crimes de Maus-Tratos a Animais pode ser acessado no site da Supesp, por meio da aba “Estatística” ou clicando no link.

Protetores dos animais presentes

O evento contou com a presença do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales, da superintendente da Supesp, Juliana Barroso, e do secretário da Sepa-CE, Erich Douglas. Além das autoridades, também estiveram no evento diretores e coordenadores da Supesp e da Sepa, além de representantes de entidades que atuam na proteção dos animais no Ceará.

“Hoje é um dia histórico para a política de proteção animal no Ceará. O lançamento do painel dinâmico de proteção animal representa um avanço concreto na forma como o estado enfrenta os maus-tratos e a violência contra os animais. Pela primeira vez temos dados consolidados, públicos e acessíveis capazes de transformar denúncias em estratégia, números em ação e informação de proteção. A proteção animal não pode ser feita no escuro. Ela exige inteligência, planejamento e integração”, ressaltou o secretário da Proteção Animal do Ceará (Sepa), Erich Douglas.

“Isso nos dá a confirmação de que estamos fazendo o trabalho de um jeito certo. E vamos continuar, porque estamos aqui com pessoas comprometidas para que isso continue. Com protetores comprometidos para que aconteça. Então, eu quero agradecer e dizer que estou muito feliz, pois esse painel vai nos dar as estatísticas que precisamos para seguir com o combate ao crime de maus-tratos aos animais. Estamos sempre nessa luta”, pontuou a coordenadora de Programas Institucionais da Sepa-CE, Sheirle Martins. 

Lei de Maus-Tratos

A Lei 9.605, de 1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. A lei classifica como crime a prática de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, com penas de detenção de três meses a um ano e multa. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é agravada para cães e gatos, passando para reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, com aumento da pena caso o crime resulte na morte do animal.

Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.