Gestante internada no HRN realiza sonho de fazer ensaio fotográfico da gravidez
15 de janeiro de 2026 - 15:08 #Hospital Regional Norte #Humanização #obstetrícia
José Avelino Neto - Ascom HRN - Texto
Rogelaine Macedo - HRN - Fotos
Ensaio que vinha sendo planejado foi improvisado dentro do Hospital durante a internação
Muitas gestantes carregam o sonho de fazer um ensaio fotográfico do período de gravidez. Mas quando as coisas não saem como o esperado e é necessária uma internação antes do tempo previsto? Uma paciente do Hospital Regional Norte (HRN) decidiu fazer seu ensaio no próprio hospital, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral.
“Foi mágico!”, é como define a professora Ana Roberta de Carvalho, 28 anos, moradora de Massapê. Ela precisou ser encaminhada ao HRN porque a gestação de sua primeira filha, Ana Luara, era considerada de risco.
Ana Roberta recebeu apoio da equipe do HRN que promoveu uma logística segura para garantir que o ensaio fosse possível
A professora já passava dos 40 dias internada, até saber que não poderia mais receber alta até dar à luz. “Por ser uma gravidez de risco, esse detalhe faz com que nossa bebê seja ainda mais esperada, então resolvi fazer o ensaio aqui mesmo”, conta. Junto do esposo e da família, ela contou com o apoio da equipe do HRN e da fotógrafa e amiga Rogelaine Macêdo para que a ideia fosse possível.
No próprio leito, a fotógrafa montou um cenário neutro com toda a segurança para a gestante. Também foi utilizada a área externa do HRN, onde existe um jardim.
“Roberta tinha o desejo de ser fotografada e há dias tinha marcado suas fotos, mas a gente remarcava por ela continuar internada. Eu já tinha tido duas vezes a experiência de fotografar gestantes no Hospital Regional e dei a ideia a ela”, conta Rogelaine.
Raquel Correia, enfermeira da obstetrícia do HRN, reflete que dar a gestante a possibilidade de fazer seu ensaio no próprio hospital, mostra como a unidade de saúde pode ser também um ambiente de afeto, memórias e esperança. “Representa acolhimento, resgate da autoestima, ajudando a gestante a se reconhecer não apenas como paciente, mas como mulher, mãe e como protagonista da sua história”, diz a enfermeira.
Com cenários improvisados, mas não menos inspiradores, e o clima que antecede a chegada das chuvas proporcionando um chão repleto de flores e folhas, o resultado foi um book encantador. “Era algo que eu queria muito, que já estava programado há algum tempo, foi tudo muito lindo! Espero que outras mãezinhas tenham essa mesma oportunidade”, diz Ana Roberta.

Estação do ano proporcionou lindas fotos externas