Sema conclui plano de manejo e melhorias estruturais na ARIE Sítio Curió
16 de janeiro de 2026 - 10:19 #Arie do Sítio Curió #Ceará #Sema
Ascom Sema
A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, conhecida popularmente como Floresta do Curió, recebeu melhorias estruturais e teve seu plano de manejo concluído, elaborado em parceria com os Cientistas Chefes do Meio Ambiente.
Nesta quinta-feira (15/1), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), representada pela secretária Vilma Freire, entregou oficialmente à população as reformas realizadas na unidade de conservação pelo Instituto Natureza Viva, que faz a gestão compartilhada da Área, e o documento que orienta sua gestão ambiental.
Entre as melhorias apresentadas estão a criação de um mudário para armazenamento de plantas nativas e para atividades de educação ambiental, além da restauração de uma ponte e a reforma do Centro de Referência e Informação Ambiental.

Com média de visitação de cerca de mil pessoas por mês, a ARIE do Sítio Curió agora dispõe de área gramada para piquenique e parque infantil, ampliando as opções de lazer para a população.

A ponte que interliga a trilha ecológica, com aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, foi reformada, oferecendo melhor estrutura aos visitantes que buscam a área para atividades como observação de aves e prática de exercícios físicos.

A unidade também recebeu a identificação oficial como Posto Avançado da Mata Atlântica, reconhecimento concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
“Este é um espaço onde a comunidade frequenta, onde as crianças se sentem seguras, é um espaço científico também. O Governo do Estado tem trabalhado para aumentar a área preservada do Ceará e, paralelo a isso, desenvolvemos os planos de manejo das Unidades de Conservação”, afirma a Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire.
Plano de Manejo
Principal instrumento de gestão da ARIE do Sítio Curió, o plano de manejo foi desenvolvido em parceria com os Cientistas-Chefes do Meio Ambiente e disponibilizado ao Conselho Gestor da unidade e à comunidade do entorno.
Para acessar o documento, Clique aqui.
Elaborado com a participação de moradores, do poder público estadual e do setor privado, o documento estabelece o propósito e significância da área, descreve os recursos ambientais existentes, define o zoneamento e orienta as ações de uso e conservação do território.
“Este projeto, desenvolvido junto com a SEMA, visa a fazer o estudo para a criação de unidade de conservação e os planos de manejo. Este documento faz o zoneamento, determina quais as áreas de proteção, quais as áreas onde pode ter atividade, lista espécies, faz todo o levantamento da fauna, da flora e tem o papel de nortear as ações”, explica o professor Luís Ernesto Arruda, Cientista Chefe do Meio Ambiente.

Sobre a ARIE
Criada pelo Decreto Estadual nº 28.233/2006, a ARIE do Sítio Curió possui área de 58,35 hectares. O plano de manejo define a unidade como espaço voltado à conservação da fauna silvestre, da vegetação nativa e das nascentes presentes em seu território. Além disso, a ARIE presta serviços ambientais e promove a integração da comunidade por meio de ações de visitação, educação ambiental, atividades culturais e sociais, práticas esportivas e de lazer ao ar livre, além do incentivo à pesquisa científica.