Detran-CE habilita primeiros candidatos que aderiram ao programa CNH do Brasil

20 de janeiro de 2026 - 09:54

Ascom Detran-CE - texto e fotos

Mais economia, agilidade e satisfação ao tirar a primeira habilitação pelo programa CNH do Brasil. Foi assim que os jovens Robert Souza (19) e Samic Ioody (18), consideraram o feito de conquistar a tão sonhada carteira de motorista. Eles iniciaram o processo pelo aplicativo CNH do Brasil, em dezembro de 2025, e concluíram todas as etapas do processo nessa segunda-feira, 19, ao serem aprovados no exame prático de direção veicular, realizado na sede do Detran-CE, no bairro Maraponga, em Fortaleza.

Robert se habilitou na categoria A (moto) e descreveu como algo muito positivo, pois graças à acessibilidade do programa, agora poderá sair, se locomover por conta própria ou com a família e chegar ao trabalho mais rápido. “Comecei pelo aplicativo, fiz as aulas teóricas por lá e depois procurei uma autoescola. Foi tudo muito simples, bem prático e rápido”, comentou.

Samic compartilha da mesma visão, destacando a agilidade do processo e a redução da burocracia. Ele também elogiou a ausência de aulas teóricas obrigatórias na autoescola e a qualidade do curso online, que ele utilizou exclusivamente para se preparar para a prova teórica: “O curso teórico é completo e muito bom. Estudei só por ele e fiz uma prova teórica no Detran”, explicou.

O jovem também elogiou os procedimentos realizados pelo site do Detran durante o processo. “Em menos de um mês eu já havia concluído as aulas práticas e meu exame foi agendado. O que normalmente demorava meses, eu consegui concluir em pouco menos de 30 dias. O agendamento foi muito fácil e as etapas também foram bem explicadas pra gente fazer e não ter nenhuma dificuldade”, explicou.

O superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho, considera que o novo processo garante mais vantagens para o cidadão que pretende se habilitar. “O aplicativo CNH do Brasil é bastante simples e funcional. Não tem burocracia. É uma excelente ferramenta e opção para quem deseja economizar tempo e dinheiro para tirar a carteira de motorista, O Detran do Ceará se orgulha de participar dessa mudança histórica, que fortalece o direito de ir e vir, com a modernização dos serviços para todos”, disse.

Saiba mais

O Ministério dos Transportes lançou o programa CNH do Brasil em dezembro de 2025, visando modernizar e facilitar a obtenção da carteira de motorista. As aulas em autoescola não são mais obrigatórias e o conteúdo teórico é gratuito, oferecido no app do Governo Federal.

As aulas práticas têm carga horária mínima de 2 horas, onde o candidato pode optar por um instrutor autônomo ou autoescola. Os alunos que não conseguirem aprovação na primeira prova prática podem fazer um segundo teste sem custo. Além disso, o processo de habilitação não tem mais prazo para conclusão.

A CNH pode ser renovada automaticamente e sem custo, se o condutor não cometer infrações nos últimos 12 meses e estiver no Registro Nacional Positivo de Condutores. Para mais informações, acesse o site oficial do Detran-CE (detran.ce.gov.br).