Novo Centro de Controle de Operações da Cogerh fortalece a modernização da gestão hídrica no Ceará
20 de janeiro de 2026 - 09:48 #cogerh #gestão hídrica #modernização
Ascom SRI - texto
Estácio Jr. - Casa Civil - foto
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) dá um passo decisivo rumo à modernização da gestão hídrica no Ceará com a implantação do Centro de Controle de Operações (CCO). O novo equipamento recebeu investimento de R$ 546.105,60 e representa um avanço significativo na eficiência operacional, segurança e tomada de decisões estratégicas.

O CCO passa a centralizar o acompanhamento de 18 estações de bombeamento distribuídas em diferentes regiões do estado, permitindo uma visão integrada e em tempo real dos sistemas operacionais. A iniciativa garante mais agilidade nas respostas, otimização dos recursos e maior confiabilidade das estruturas hídricas.
Para o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, esse é um importante avanço operacional para o Ceará.
“Com o Centro de Controle de Operações, a Cogerh amplia sua capacidade de atuação remota, podendo acionar qualquer estação de bombeamento mesmo a quilômetros de distância.”
O presidente da Cogerh, Yuri Castro, assegura que a nova tecnologia empregada trará mais eficiência, rapidez e segurança na operação dos sistemas. “Assim vamos reduzindo riscos operacionais e custos de deslocamento.”
Entre as funcionalidades do novo centro, destacam-se:
– Monitoramento e acionamento remoto das estações de bombeamento;
– Acompanhamento de parâmetros elétricos e mecânicos, como temperatura dos motores, sensores de nível, vazão, pressão e consumo de energia elétrica;
– Monitoramento da segurança de barragens, com alertas em tempo real da poropressão em piezômetros, capazes de indicar possíveis riscos de instabilidade em taludes e barragens, tornando o Ceará o primeiro estado do Nordeste a adotar esse sistema inovador;
– Monitoramento do consumo de água dos usuários finais, como companhias de abastecimento (a exemplo da Cagece), hotéis e indústrias, contribuindo para uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos hídricos;
– Acesso a circuito de câmeras, ampliando a segurança das equipes e das infraestruturas operacionais.
Com o CCO, a Cogerh reafirma seu compromisso com a inovação, a segurança hídrica e a modernização dos sistemas de gestão, fortalecendo a capacidade do Ceará de enfrentar os desafios relacionados à água de forma cada vez mais eficiente e sustentável.