Comitiva chilena visita Seduc para conhecer políticas educacionais do Ceará

21 de janeiro de 2026 - 09:39 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - texto
Yuri Martins - Seduc - foto

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) recebeu, nesta terça-feira (20), uma comitiva da Região de Atacama, no Chile, interessada em conhecer as políticas públicas e práticas exitosas desenvolvidas pelo estado na área da educação básica. O encontro teve como objetivo possibilitar o intercâmbio de experiências e o diálogo sobre estratégias que contribuíram para os resultados educacionais alcançados pelo Ceará nos últimos anos.

A delegação chilena foi composta pelo governador da Região de Atacama, Miguel Vargas Correa; pelos conselheiros regionais (equivalentes a deputados estaduais no Brasil) Miguel San Martín e Patrício Alfaro; pela chefe de Relações Internacionais do Governo Regional de Atacama, Ingrid Aguad; além da reitora da Universidade do Atacama, María José Gallardo; do diretor do Centro de Governança, Políticas e Gestão Pública da mesma universidade, Mario Maturana; do gerente da companhia de águas Nova Atacama, Marcelo Basaure; do investigador do Centro de Investigações Costeiras da Universidade do Atacama, Edgardo Cruces; e da jornalista do governo regional, Brenda Martínez.

Representando a Seduc, participaram do encontro a secretária da Educação, Eliana Estrela; a secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace; além de técnicos das Coordenadorias de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem) e de Educação e Promoção Social (Coeps). A reunião contou, ainda, com a participação virtual da ex-governadora e ex-secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, que contribuiu com reflexões sobre a trajetória das políticas educacionais implementadas no estado.

Aprendizagem na idade certa

Durante a visita, foram apresentadas ações estruturantes da educação cearense, com destaque para o regime de colaboração com os municípios, que envolve iniciativas desenvolvidas desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. A política de aprendizagem na idade certa é efetivada por meio da formação continuada de professores e gestores, do acompanhamento pedagógico e do uso de dados de avaliações para orientar a tomada de decisões. As experiências despertaram o interesse da delegação chilena.

O encontro reforçou o reconhecimento nacional e internacional das educação do Ceará e abriu caminho para futuras parcerias e cooperações técnicas, fortalecendo a interlocução entre instituições e governos em torno da promoção de uma educação pública de qualidade.

Miguel Vargas entende que a experiência construída no Ceará pode servir de referência para o aprimoramento da educação na Região de Atacama.

“Dialogamos sobre muitos temas desde que chegamos ao Ceará, mas temos um interesse muito primordial em melhorar nossa qualidade da educação. Temos olhado muito atentamente para o modelo de desenvolvimento do Ceará, que em curto prazo melhorou significativamente seu sistema educativo. Tivemos esta reunião inicial, em que nos foi apresentada uma visão geral do trabalho realizado, mas obviamente temos que continuar aprofundando a cooperação, que eu espero que continue se fortalecendo”, explica.

Eliana Estrela destaca a importância do diálogo internacional e da cooperação entre governos. “É uma grande satisfação para o Ceará poder compartilhar experiências com a Região de Atacama. Acreditamos que a troca de conhecimentos fortalece as ações de ambos os lados e amplia as possibilidades de avanço nos indicadores educacionais, sempre com foco na aprendizagem e no desenvolvimento integral dos estudantes. Nosso estado está de portas abertas para todos que desejarem conhecer de perto as políticas educacionais que construímos”, ressalta.