Governador Elmano de Freitas participa da aula inaugural do Curso de Formação para 80 novos oficiais da PMCE
21 de janeiro de 2026 - 12:29 #AESP #aula inaugural #formação #PMCE
Isabella Campos - Ascom Casa Civil - texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - fotos

A agenda marca o começo de novos ciclos de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp)
Mais um passo foi dado no caminho de fortalecimento da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O governador Elmano de Freitas participou, nesta quarta-feira (21), da aula inaugural do Curso de Formação para 80 novos oficiais da PMCE. Na ocasião, também teve início o Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) da PMCE.
A agenda marca o começo de novos ciclos de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A iniciativa fortalece a qualificação profissional e contribui para o aprimoramento das ações de segurança pública no estado. O governador Elmano de Freitas enfatizou a satisfação em ver uma nova turma de oficiais iniciando a formação.

“O sentido da Academia é podermos conviver para aprender uns com os outros. É uma experiência muito rica. Aqui, é possível trocar experiências entre si para ajudar essa instituição [PMCE] a se tornar cada vez mais forte”, pontuou. Dirigindo-se aos cadetes, o governador ainda ressaltou: “Tenho certeza de que os senhores prestarão um serviço muito importante ao povo cearense”.
A cerimônia também contou com a presença do secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Alzir Chaves; do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio; do chefe da Casa Militar do Ceará, coronel Alex Ferreira; do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), delegado Leonardo Barreto; além de outras autoridades.

Formação de cadetes
Esta é a terceira turma do concurso para oficial da PMCE realizado em 2023. A formação possui carga horária de 4.742 horas-aula, com duração de dois anos, reunindo conteúdos voltados ao desenvolvimento técnico, operacional e humano.

O secretário-executivo da SSPDS, Alzir Chaves, oficial da Polícia Militar do Rio de Janeiro há 40 anos, relembrou sua experiência e destacou a importância desse momento. “Eu lembro como se fosse hoje: a primeira semana foi extremamente desgastante, difícil, mas também de celebração”, contou. “Ressalto que, quanto mais duro for o treinamento, mais fácil será a batalha”, completou.
A primeira turma, composta por 146 cadetes, conclui a formação em março deste ano. Já a segunda turma, com 63 cadetes, concluirá, em março, o primeiro semestre do curso de formação. Ansioso para receber os novos oficiais bem treinados nas ruas, o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, destacou a importância da turma que estava à sua frente. “Aqui, diante de nós, está o futuro. Homens bravos e fortes que estarão nas ruas fazendo a diferença diariamente após a formação”, pontuou.

Entre as disciplinas ministradas neste 1º semestre, destacam-se: Fundamentos de Língua Brasileira de Sinais; Curso de Condutor de Veículo de Emergência; Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social; Relacionamento Interpessoal; além de Espanhol e Inglês.
Responsável pelo treinamento, o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, agradeceu os investimentos que a segurança pública tem recebido. “Neste momento festivo, o nosso agradecimento é por todos os investimentos que têm sido feitos nos últimos anos na segurança pública. Esse reforço dado à área tem mostrado resultados. Eles aparecem com a nossa máxima dedicação”, pontuou.

Leonardo Barreto também destacou a felicidade em receber os cadetes. “Aqui, neste treinamento, estamos cumprindo, realizando e transformando sonhos em realidade”, afirmou. “Mais de 16.500 jovens candidatos queriam estar aqui hoje ingressando na gloriosa PMCE e são esses cadetes que estão. Que essa nossa missão reverbere em mais paz e segurança para o povo cearense”, concluiu.
Curso de superiores

O Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) da PMCE é destinado a oficiais superiores da Polícia Militar do Ceará e de corporações coirmãs de outras unidades da Federação, indicados por suas instituições, com foco na habilitação para ascensão funcional ao posto de coronel do Quadro de Oficiais Combatentes.
Com a primeira turma composta por 25 participantes, a formação possui carga horária de 476 horas-aula, com duração de quatro meses, abordando conteúdos estratégicos e de gestão voltados à segurança pública.
Entre as disciplinas ofertadas estão: Processo Decisório; Gerenciamento Estratégico e Integrado de Eventos Complexos; Governança em Segurança Pública; Inteligência Estratégica em Segurança Pública; Gestão por Resultados na Segurança Pública; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança; Planejamento Estratégico de Defesa Civil; Educação Física Militar; e Tiro Policial Defensivo.