Ciops/SSPDS completa 27 anos de trabalho integrado e ágil para garantir a segurança dos cearenses

22 de janeiro de 2026 - 12:50 # # # #

Texto: Martina Dieb
Fotos: Cícero Oliveira e arquivo da SSPDS

Em 2025, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) recebeu 3.346.588 ligações, uma média de 9.296 mil chamadas por dia

O trabalho das Forças de Segurança do Ceará conta com rapidez e agilidade no atendimento do número 190. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) conta com o 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), serviço de acionamento para a população que presencia ou é vítima de alguma situação de urgência ou emergência. Nesta quinta-feira (22), a Ciops completa 27 anos e se consagra como a maior estrutura integrada do Brasil, quando se fala em atendimento de urgência ou emergência ao cidadão.

Em Fortaleza, a Ciops funciona no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto, porém esse funcionamento ocorre de maneira integrada, simultaneamente, com 12 órgãos de atendimentos emergenciais à população. Além disso, o 190 agrega o 911 (Estados Unidos da América) e o 112 (Europa), números de chamadas internacionais, visando atender também os turistas que buscam serviços no Ceará. Este serviço de ligações internacionais conta com atendentes bilíngues da central de atendimento da Ciops. 

A coordenadoria conta com a integração da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Defesa Civil de Fortaleza, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Secretaria da Administração Penitenciário (SAP) e das prefeituras de Sobral e de Eusébio.

Além da Capital, a Ciops conta com atendimento em todo o interior do estado por meio de três Células nas cidades de: Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte. Além de doze Núcleos Regionais em: Aracati, Baturité, Brejo Santo, Canindé, Camocim, Campos Sales, Crateús, Itapipoca, Iguatu, Russas, Tauá e Tianguá.

“A Ciops promove a união de esforços permitindo a integração de diferentes órgãos de segurança e saúde para uma resposta mais eficaz em situações de urgência/emergência; permite ainda uma resposta rápida e coordenada a incidentes; ajuda a identificar áreas de risco e a implementar medidas preventivas para a segurança pública. Além disso, o número 190 facilita a comunicação entre os órgãos de segurança e a população, garantindo que as informações sejam compartilhadas de maneira rápida e eficaz”, ressalta o coordenador da Ciops, Coronel Aristóteles Coelho. 

Milhões de ligações

Em 2025, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) registrou mais de três milhões de ligações recebidas por meio do número 190. Em todo o Ceará, foram 3.346.588 ligações recebidas, com uma média diária de 9.296 mil ligações.

O trabalho das Forças de Segurança do Ceará foi reconhecido, pelo menos, cinco vezes por dia no ano passado. Em 2.433 ligações recebidas pelo número 190, o teor da mensagem não foi para informar uma ocorrência em andamento, e sim para agradecer aos serviços prestados pelos profissionais da Segurança Pública.

Capital e Região Metropolitana de Fortaleza

No ano passado, a coordenadoria recebeu somente na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza 2.899.283 ligações, uma média diária de 8.054 mil ligações.

Interior do estado 

Com uma abrangência de 165 cidades, o interior do estado registrou 447.305 ligações recebidas no ano passado, distribuídas nas Células de Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte, onde foram geradas ocorrências de urgência e emergência por meio dos Núcleos Regionais.

Investimento em tecnologia

Na coordenadoria o investimento em tecnologia é constante, com as ferramentas como o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e o Sistema Agilis auxiliam diretamente nas diligências realizadas por equipes das Forças de Segurança, o que impacta positivamente na redução dos índices de crimes de roubos e furtos no Ceará.

Com o Nuvid, os policiais que estão em campo recebem informações em tempo real sobre a movimentação de uma pessoa em atividade suspeita ou que foi flagrada cometendo uma ação criminosa. Já com o Agilis, a Ciops é informada sempre que um veículo com queixa de roubo transita por uma via com em que existe uma câmera da SSPDS.

A Ciops também é dividida por outros núcleos: Núcleo de Teleatendimento – que recebe as ligações para o número 190 e avalia se há necessidade de registrar a ocorrência; Núcleo de Telecomunicação; e Núcleo de Despacho, responsável por despachar e gerenciar as viaturas para o atendimento às ocorrências; além de células como Suporte Técnico e Operações Integradas.

Combate à comunicação falsa e ligações perturbadoras

O trote é um tipo de ligação que prejudica as ocorrências que necessitam ser atendidas de maneira urgente, como o acionamento de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por exemplo.

Em 2025, o núcleo de estatísticas da Ciops registrou em Fortaleza e Região Metropolitana, 207.915 chamadas atendidas classificadas como tentativa de comunicação falsa de crime ou ligações perturbadoras, o que representa cerca de 7% no número total de chamadas para a Ciops. Para coibir essa prática criminosa, foi sancionada em agosto de 2021, a Lei nº 17.580, que responsabiliza os autores de trotes para os serviços de emergência e urgência mantidos pelo Estado.

“Utilizamos tecnologias agregadas, visando, principalmente, coibir trotes e também buscando um atendimento ágil à população”, finaliza o coordenador da Ciops.