Meruoca promove mutirão de oportunidades em parceria com o Governo do Ceará

23 de janeiro de 2026 - 17:42 # # # #

Ascom SET - texto e foto

A Secretaria do Trabalho (SET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), participaram na manhã desta sexta-feira (23), do Mutirão de Oportunidades em Meruoca, na região Norte do estado.

Coordenado pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, o evento contou com a presença do secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Renan Ridley, do presidente do IDT, Raimundo Ângelo e do prefeito Herton Alves.

Para o secretário Executivo de Trabalho e Empreendedorismo da SET, Renan Ridley, a participação da SET e do IDT reforça o compromisso do Governo do Estado em descentralizar políticas públicas de renda, unindo forças com os municípios:

“Dizer da importância da gente em apoiar cada vez mais ações como essa, que visam trazer oportunidades para a população. O Ceará é um dos estados que mais tem gerado empregos formais, nós temos a menor taxa de desemprego segundo o Caged, e esse é um dado que nos anima muito, porque a gente sabe que isso é fruto de muito trabalho do governo na geração de postos de trabalho e na atração de novos negócios”, pontua Ridley.

Foco na economia local

De acordo com os realizadores, o objetivo da ação é promover o acesso da população a oportunidades de emprego, qualificação profissional, orientação para o empreendedorismo, crédito e serviços voltados para o fortalecimento da economia local e a geração de emprego e renda no município e região.

Durante o mutirão foram realizados serviços de cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, habilitação do benefício do seguro-desemprego, orientação profissional e suporte técnico para pequenos empreendedores. A ação também contou com a parceria do Sebrae e Banco do Nordeste.

“É essencial facilitar o acesso da população a serviços que auxiliam na inserção no mercado formal”, destaca o presidente do IDT, Raimundo Angelo. Para ele, ações como o Mutirão de Oportunidades devem ser replicadas, pois estimulam o desenvolvimento do estado. “São medidas que estimulam o fortalecimento da economia local e oferecem dignidade aos cidadãos por meio do trabalho”, conclui.