Teatro Carlos Câmara promove programação cultural com exposição, ações de cidadania, espetáculos e atividades para todas as idades

23 de janeiro de 2026 - 15:28 # #

Ascom Teatro Carlos Câmara - Texto
Guilherme Dimenstein - Foto


Agenda cultural gratuita reúne teatro, fotografia, música, ações formativas e atividades voltadas a públicos diversos entre os dias 21 e 25 de janeiro

O Teatro Carlos Câmara — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — apresenta uma programação cultural diversa que reúne exposição, ações de cidadania, oficinas, performances, pré-carnaval e espetáculos teatrais. As atividades acontecem entre os dias 21 e 25 de janeiro, com acesso gratuito e propostas voltadas a públicos de diferentes faixas etárias.

A agenda tem início com a exposição “Retratos”, do fotógrafo Bob Wolfenson, ação do projeto Museu Itinerante em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza. Reconhecido como um dos principais fotógrafos brasileiros, Wolfenson construiu uma trajetória marcada pela atuação em moda, publicidade e fotografia autoral. A mostra reúne retratos icônicos de personalidades como Fernanda Montenegro, Zé Celso Martinez e Tom Zé, revelando um olhar sensível sobre expressões, gestos e subjetividades que compõem a cultura brasileira. Com classificação livre, a exposição permanece em cartaz na galeria do Teatro Carlos Câmara, de quinta a domingo, das 12h às 18h.

Programação

Nos dias 21 e 22 de janeiro, o teatro realiza a Ação de Cidadania com a Oficina de Fotografia Digital, às 9h30, voltada a jovens e adolescentes da comunidade Moura Brasil, em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza. A atividade propõe uma introdução acessível aos princípios da fotografia digital, abordando temas como luz, enquadramento, leitura de imagens e processos de pré e pós-produção. Dividida em dois momentos, a oficina acontece no dia 21 no Museu da Fotografia Fortaleza, com visita guiada e atividades teóricas, e no dia 22 no Teatro Carlos Câmara, com aplicação prática dos conteúdos aprendidos.

Na sexta-feira, 23 de janeiro, às 17h, o Teatro Carlos Câmara ocupa a Casa da Sopa com uma Ação de Cidadania voltada a pessoas em superação de rua. A programação apresenta a performance de contação de histórias “Mnemosine: Porque Memória é Feminina!”, da atriz e contadora Paula Yemanjá. A obra articula memória, oralidade e história, a partir de narrativas de mulheres que marcaram diferentes períodos históricos, convidando o público a refletir sobre trajetórias de luta, conquistas e transformações sociais.

Ainda na sexta-feira, o Pátio Artur Guedes recebe o Bloco do Mamão, em uma experiência coletiva de encontro, música e celebração. Com repertório que reúne batuques, sambas e ritmos carnavalescos, o bloco promove uma ação de pré-carnaval com classificação livre e acesso gratuito, respeitando a capacidade do espaço. Na ocasião, será lançada a camisa oficial do pré-carnaval do grupo.

Fim de semana

No sábado, a programação do projeto “Para Todas as Infâncias” apresenta o espetáculo “Ilustr(A)ção”, com Paula Yemanjá e Rafael Limaverde, às 17h, na Galeria do Teatro Carlos Câmara. Com duração de 60 minutos e classificação indicativa a partir de 6 anos, o espetáculo é acessível em Libras e propõe um jogo coletivo de criação de histórias, em que narrativas e personagens são construídos em diálogo com o público infantil. A atividade estimula a leitura, a escrita, a escuta e a imaginação, fortalecendo a autonomia criativa das crianças.

No domingo, 25 de janeiro, às 18h, na Sala de Espetáculos Rogério Mesquita, entra em cena o espetáculo “Medalha de Ouro”. Com duração de 70 minutos, classificação livre e acessibilidade em Libras, a peça aborda experiências do ofício de ser atriz, inspirada em histórias e memórias de atrizes brasileiras. Com dramaturgia de Sara Síntique e direção de Andréia Pires, o espetáculo mescla ficção e documentário para refletir sobre os desafios e resistências das mulheres artistas. Em cena, as atrizes Sol Maufer e Larissa Góes conduzem uma narrativa que atravessa questões pessoais, profissionais e estruturais do fazer teatral no Ceará.

Serviço

Programação Cultural – Teatro Carlos Câmara
Teatro Carlos Câmara / Rua Dr. João Moreira, 471, Centro – Fortaleza (CE)

Exposição “Retratos” – Bob Wolfenson
Quinta a domingo |12h às 18h | Acesso gratuito | Classificação livre

Oficina de Fotografia Digital – Ação de Cidadania
21 e 22 de janeiro | 9h30
Museu da Fotografia Fortaleza (21/01) e Teatro Carlos Câmara (22/01)

Performance “Mnemosine: Porque Memória é Feminina!” – Paula Yemanjá
23 de janeiro | 17h
Casa da Sopa | Acesso gratuito

Bloco do Mamão – Pré-carnaval
23 de janeiro
Pátio Artur Guedes | Acesso gratuito | Classificação livre

Espetáculo “Ilustr(A)ção” – Para Todas as Infâncias
24 de janeiro | 17h
Galeria do Teatro Carlos Câmara
60 min | Classificação: a partir de 6 anos | Acessível em Libras | Acesso gratuito

Espetáculo “Medalha de Ouro”
25 de janeiro |18h
Sala de Espetáculos Rogério Mesquita
70 min | Classificação livre | Acessível em Libras

Acesso gratuito com retirada de ingresso na bilheteria 1h antes + 1kg de alimento para o Programa Ceará Sem Fome. Mais informações: @teatrocarloscamara_