214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará

26 de janeiro de 2026 - 18:59 # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

Até o fim de 2026, mais de 1.300 profissionais ainda devem ser convocados

Fortalecendo a saúde pública estadual, 214 novos servidores da área da saúde tomaram posse nesta segunda-feira (26). A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos do Ceará e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, e de outras autoridades.

Entre os mais de 200 novos servidores está a técnica de enfermagem Karina Barbosa, que descreveu o momento como um marco em sua história. “Fazia tempo que eu estava nessa luta para me tornar uma servidora concursada. Trabalhar na saúde, com o Sistema Único de Saúde (SUS), é muito importante”, enfatizou a nova servidora do Estado.

Há 30 anos dedicada ao cuidado com a saúde do próximo, agora como servidora da Secretaria da Saúde do Ceará, Karina ressaltou que a dedicação continuará sendo seu principal guia. “Vou me dedicar cada vez mais a cuidar do próximo e a ser, cada vez mais, empenhada em ajudar quem precisa”, completou.

Para o governador Elmano de Freitas, o momento representa o cumprimento de um compromisso com a saúde pública estadual. “Vivemos um momento de muita alegria para o sistema de saúde do Ceará ao dar posse a mais de 200 servidores, entre médicos e demais profissionais da saúde. Estamos cumprindo o nosso compromisso. São ações coerentes com o fortalecimento do sistema de saúde pública do Estado e com a interiorização da saúde no Ceará”, enfatizou. Os servidores fazem parte dos 322 profissionais que foram nomeados no final de dezembro do ano passado.

Ao ouvir as histórias de dedicação dos novos servidores, o governador destacou que, a partir de agora, a missão de cada um passa a ser atender da melhor forma possível o povo cearense. “Esses servidores estão assumindo um cargo muito importante na vida de cada um, individualmente, mas, principalmente, um cargo essencial para o povo cearense”, ressaltou. “Onde houver desespero, esses servidores serão esperança: a esperança de preservar vidas, de estender a mão a quem precisa. Por isso, o mais importante é acolher o povo cearense com amor, paciência e empatia”, completou.

Formado há nove anos e atuando na área da saúde, o técnico de enfermagem Jeová Wides é mais um dos profissionais que conquistou uma vaga como servidor do Estado do Ceará e concorda com o governador. “Este é um momento importante na história da minha vida, mas não se trata apenas do emprego ou do cargo. Há também a realização pessoal, como ser humano, por poder trabalhar e cuidar do próximo”, afirmou.

Fortalecimento da saúde pública estadual

Entre os 214 profissionais que tomaram posse nesta segunda-feira (26), estão 44 médicos e 170 profissionais da área assistencial, como cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e técnicos de enfermagem.

Os novos servidores irão reforçar os quadros do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Centro Dermatológico Dona Libânia (CDERM), do Centro de Convivência Antônio Diogo (CCAD), do Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), do Hemoce, do Samu 192 Ceará e de setores da Rede da Secretaria da Saúde do Ceará.

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, destacou a importância da posse dos novos servidores para o fortalecimento do atendimento à população. “Estamos contemplando áreas que apresentavam necessidades ou vazios assistenciais, além de serviços que precisavam ser implantados para atender à demanda da população”, explicou. “Antes de cada chamamento, realizamos um estudo detalhado da nossa rede, identificando o que é necessário, inclusive para reduzir a dependência de serviços terceirizados”, complementou.

Entre os servidores que tomaram posse para fortalecer a saúde pública está o fonoaudiólogo Henrique Martins. Escolhido como orador da turma, Henrique destacou que ser servidor estadual é, acima de tudo, dedicar-se ao próximo. “Eu sempre gostei muito de ajudar as pessoas, de cuidar, de observar e de perceber que, por trás de um prontuário, existe uma história de vida, uma família. A saúde me chamou para me dedicar ao outro”, afirmou.

O fonoaudiólogo também ressaltou que o momento representa uma mudança de vida. “Aqui damos um passo para uma transformação significativa na vida de todos. Além disso, teremos orgulho de dizer que estamos servindo ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou.

Ao todo, mais de 3.660 profissionais foram nomeados desde 2023. Até o fim de 2026, mais de 1.300 novos profissionais ainda devem ser chamados.

Busca do sonho longe de casa

Natural de Teresina, no Piauí, Marília de Souza realizou o sonho de se tornar servidora pública a mais de 600 quilômetros de casa. “Estou muito feliz. Aqui estou vivendo a realização de um sonho”, enfatizou. “Sempre me interessei pela área da saúde, pela dedicação às pessoas e pelo cuidado com o próximo. Trabalhei em muitos lugares, entre eles hospitais, e agora estou aqui, no Ceará, como servidora estatutária”, relatou.

Mesmo não sendo cearense, Marília garantiu que irá se dedicar ao povo do Ceará. “Cuidar da população cearense será a minha motivação diária. Sempre gostei de ajudar as pessoas e cuidarei de cada uma com dedicação”, finalizou.