Museu da Imagem e do Som promove ações que celebram o Dia da Visibilidade Trans
26 de janeiro de 2026 - 14:12 #MIS #mostra #oficina #Vibilidade Trans
Ascom MIS - Texto
Divulgação - Foto

Programação inclui realização da Mostra Transmutações e do Xica Manicongo Ball
O Museu da Imagem e do Som do Ceará, equipamento da Secult CE gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza uma programação especial em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, Travesti e Não-Binária (29/01). De 29 de janeiro a 1º de fevereiro, acontece a Mostra Transmutações, exibindo obras do acervo do Museu que foram produzidas por artistas trans. Já no sábado (31), acontece o Xica Manicongo Ball – Major Edition, uma celebração da cultura ballroom produzida por pessoas trans. A programação da semana inclui ainda uma oficina de estandartes, promovida pela Galeria da Liberdade. Toda a programação é gratuita.
Oficina Cordão da Liberdade
Na sexta-feira (30), a Galeria da Liberdade realiza das 14h às 15h30, na sala multiuso do MIS (andar -1 do Anexo), a oficina “Cordão da Liberdade: expressão e produção de estandartes”, com os educadores Rafael Aires e Rebeca Eloi. A oficina tem como objetivo mediar a confecção de estandartes, elaborados a partir da reflexão crítica do Brasil contemporâneo, sob a ótica dos eixos memória, verdade, justiça e democracia. A atividade faz parte da programação Férias no MIS e é voltada para participantes de 12 a 15 anos (um adulto responsável deverá estar presente). São ofertadas 30 vagas e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada.

Mostra Transmutações 2026
No contexto das celebrações do Mês da Visibilidade Trans, Travesti e Não Binária, o MIS promove de 29 de janeiro a 1 de fevereiro a Mostra Transmutações 2026, uma programação especial que reafirma o compromisso do Museu com a museologia comunitária LGBTQIA+. A Mostra é uma ação do programa Trair o CIStema, iniciativa do MIS que promove ações voltadas para o público trans.
A Mostra Transmutações 2026 celebra artistas que integram o acervo do MIS Ceará desde sua reabertura, reforçando e demarcando a presença de pessoas trans, travestis e não binárias no museu. O objetivo é evidenciar produções, realizações culturais e modos de imaginar o mundo, criando um espaço de celebração, reflexão e diálogo sobre as diversidades das identidades de gênero e sobre a manutenção da memória através da arte.
A Mostra exibirá obras que foram produzidas por artistas trans a partir de editais e ateliês de criação realizados pelo Museu: Edital Ocupa MIS Multilinguagem 2022, 2023 e 2024 e as duas edições do Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres. As exibições ocorrerão na sala imersiva (andar -2 do Anexo), em painéis internos, no painel de led da praça e na fachada do Museu, além de apresentar duas instalações sonoras na praça. Na quinta (29) e no domingo (1), a Mostra acontecerá das 16h às 18h; e na sexta (30) e sábado (31), das 18h às 20h.
As obras exibidas serão: Disco Extrema, Fome de Brazil, Adiante, Salve Iemanjá, Ô, Dia a Dia das Galineas, Feed: Alimento, SYTYA, Fragmento Kymera, Serpentine, Redenção 2083, Scorpion – Paisagem Transespecífica, Cara de Mulher, Transdermal, Quando Céus e Pedras transformam tudo em lama, Monera Fungi, Morada Nova Game, BIWOMAN, Califórnia e Ebó de Boca
O programa Trair o CIStema, desenvolvido pelo MIS a partir de 2023, desenvolve ações educativas e de difusão tendo como premissa a valorização e o protagonismo de pessoas trans, travestis e não-binárias. A iniciativa propõe um olhar para os pactos ficcionais da cisgeneridade, questionando-os e reinventando o imaginário construído socialmente sobre corpos desviantes das normas de gênero.

Xica Manicongo Ball – Major Edition
O MIS recebe o evento Xica Manicongo Ball – Major Edition no sábado (31), das 16h às 19h, na praça do Museu. Uma celebração da cultura ballroom produzida por pessoas trans, com categorias exclusivas para pessoas trans e também abertas aos demais públicos que constroem a comunidade. Balls são eventos organizados pelos próprios membros da cena cultural, com fins de entretenimento, expressão e reconhecimento.
Como uma competição, a cerimônia é organizada em categorias de dança, caracterização e performance. A primeira edição aconteceu na Sala Imersiva do MIS, em novembro de 2022, com o propósito de ser uma programação voltada para pessoas pretas. O evento ganhou força, ultrapassou fronteiras locais e recebeu competidores de outros estados do Nordeste. Nesta edição, em diálogo com o Mês da Visibilidade Trans, as identidades trans ocupam o centro da cena: protagonizando a ficha técnica e a pista, refletindo o crescimento da ballroom.
O nome do evento faz homenagem a Xica Manicongo, primeira travesti documentada da nação brasileira, que viveu no país ainda no período colonial (fim do século XVI). Xica Manicongo tornou-se símbolo de resistência e de luta contra opressão para a população negra e LGBTQIA+.
As categorias desta edição serão: Beginners Performance; Old Way; Trans Face; Fashion Killa; Trans Runway (All American/European); Comentador vs Comentador; e VF on the List, in the name of Xica Manicongo. O júri será composto por Brazilian Mother Yagaga Marc Jacobs, Ayana Marc Jacobs, Vênus Oricci, Trailblazer Ákira XLanvin e Danny 007.
Sala imersiva, exposições, biblioteca e Galeria
Nesta semana, a sala imersiva do MIS (andar -2 do Anexo) exibe as exposições “Ypykuéra: Povos Originários e a Megafauna”, “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri”, “O Paraquedista” e a Mostra Transmutações 2026. O MIS segue ainda com as exposições físicas “Turbilhão” (andar +2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).
O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30). A biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas (andar +1 do Anexo) funciona de quarta a sexta-feira, das 13h às 18h.
Na Galeria da Liberdade, está em cartaz a exposição “…e se não for agora, um dia será…”. O espaço é aberto à visitação quarta-feira e quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta-feira e sábado, das 13h às 20h.
Serviço
Museu da Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Galeria da Liberdade
Endereço: avenida Barão de Studart, 505. Meireles.
Entrada: gratuita.
Oficina Cordão da Liberdade: expressão e produção de estandartes
Data: 30/01 (sexta-feira)
Horário: 14h às 15h30
Local: sala multiuso do MIS (andar -1 do Anexo)
Classificação indicativa: 12 a 15 anos
Inscrições: por ordem de chegada.
Mostra Transmutações 2026
Data: 29 de janeiro a 1 de fevereiro
Horário: 16h às 18h (quinta e domingo) / 18h às 20h (sexta e sábado)
Local: sala imersiva (andar -2 do Anexo), painéis internos, painel de led da praça e fachada do Museu
Xica Manicongo Ball – Major Edition
Data: 31 de janeiro
Horário: 16h às 19h
Local: praça do MIS
