HRSC é acreditado com nível “Excelente” pela agência internacional de qualidade Acsa

27 de janeiro de 2026 - 09:42 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRSC
Texto e fotos: José Avelino Neto

HRSC é o único hospital público do país a possui esse nível de certificação pela Acsa

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Quixeramobim, conquistou a certificação de nível “Excelente” da Agencia de Calidad Sanitária de Andalucía (Acsa), com sede na Espanha. É o mais alto nível conferido a uma unidade de saúde pela instituição, que é especializada na acreditação dos melhores serviços de saúde dos países da Europa.

Em 2021, a unidade já havia conquistado o nível Ótimo pela Agência. Com a nova certificação o HRSC torna-se o primeiro hospital público do Brasil a possuir o título de Excelência, que possui validade de cinco anos.

O processo de acreditação ocorreu no início de dezembro do ano passado. Por dois dias, uma equipe de avaliadores conferiu, in loco, os serviços, as metodologias e as entregas feitas pelo HRSC. Com o resultado, a comissão atesta o hospital como um dos melhores acreditados internacionalmente pela qualidade dos seus resultados.

Comitiva realizou quase 20 horas de avaliação dos serviços e setores do Hospital antes de atestar o resultado

Para o diretor-geral do HRSC, o médico Cristiano Rabelo, o resultado é um marco para a saúde pública do Brasil e, especialmente, para a região. “O HRSC se torna o primeiro hospital público do país a atingir esse patamar de qualidade com reconhecimento internacional. É um feito que nos orgulha ainda mais por estarmos no interior do Ceará, mostrando que excelência não depende de localização, mas de compromisso, gestão e propósito”, avalia.

Atendimento amplo e com qualidade

Servindo de referência para casos de média e alta complexidade a 20 municípios com cerca de 600 mil habitantes, o HRSC completa dez anos em 2026. Em 2024, graças à estratégia de regionalização em saúde da Sesa, o hospital passou por uma expansão assistencial, dando início aos serviços de oncologia e urgência e emergência em politrauma, tornando-o apto a funcionar com 100% de sua capacidade operacional.

Leia também: Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Sertão Central vai beneficiar população de 20 municípios cearenses

A unidade possui 254 leitos distribuídos em enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrico e urgência e emergência. O foco na experiência do paciente conferiu ao HRSC resultados já reconhecidos internacionalmente, a exemplo da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que conquistou 24 títulos do programa Angels.

Desde que passou a funcionar em 2016, o HRSC já realizou mais de 219 mil atendimentos ambulatoriais. Atualmente a unidade oferece assistência em 36 diferentes especialidades. No novo serviço de Oncologia, já foram realizados mais de 3.300 atendimentos e outros 12.698 na urgência e emergência, até o fim do ano passado. Neste período a unidade já realizou 297 mil exames de imagem e mais de 2,2 milhões de exames laboratoriais, garantindo resultado ágil e seguro para definir a conduta adequada a ser adotada a cada paciente.

“Quem ganha com essa entrega é a população do Ceará, que hoje conta com um hospital completo, resolutivo e avaliado pelos mais altos padrões internacionais de qualidade. Essa conquista reafirma o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria da Saúde com a regionalização da saúde, garantindo ao povo do Sertão Central o cuidado digno, qualificado e respeitoso que ele merece”, afirma Cristiano Rabelo.