Autônomos: IDT deve intermediar mais de 5 mil serviços até março
28 de janeiro de 2026 - 16:10 #Até março #autônomos #IDT #Intermediação #SET
Ascom SET - Texto

A expectativa é de intermediar, no primeiro trimestre deste ano, 5.100 serviços autônomos prestados por faxineiras, passadeiras, pedreiros, jardineiros, lavadeiras, eletricistas entre outras categorias de profissionais
Concretizar uma reforma em casa, viabilizar reparos necessários ou ainda fazer a faxina que vem sendo adiada é uma boa pedida para iniciar 2026 tirando os planos do papel. Para isso, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) está pronto para auxiliar tanto quem procura esses serviços quanto os trabalhadores que buscam clientela, oferecendo orientação profissional e possibilitando capacitação ao público interessado.
A expectativa da instituição é de intermediar, no primeiro trimestre deste ano, 5.100 serviços autônomos prestados por faxineiras, passadeiras, pedreiros, jardineiros, lavadeiras, eletricistas e diversas outras categorias de profissionais cadastrados no banco do IDT. Se comparado ao ano anterior, o número representa um aumento de 11,4%.
De acordo com o presidente Raimundo Angelo, “o Instituto trabalha para impulsionar a atividade em todos os períodos do ano e agora não é diferente. A intenção é conectar e facilitar o acesso das pessoas à oferta e procura por serviços, gerando renda e movimentando a economia”.
Mais de 21 mil serviços gerados em 2025
Durante todo o ano de 2025, o IDT foi a ponte entre trabalhadores e contratantes na prestação de 21.437 serviços autônomos no Ceará. A movimentação gerou um volume financeiro de mais de 3,2 milhões de reais, montante que fica integralmente com os trabalhadores, uma vez que a intermediação do IDT é gratuita.
Além disso, o órgão tem promovido ações de qualificação para aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar as oportunidades de trabalho e geração de renda, como o projeto Incluir+, realizado em parceria com a Secretaria do Trabalho (SET). Os cursos são definidos por demanda de mercado e visam a formação profissional para a inclusão socioprodutiva dos trabalhadores em geral.
Como se cadastrar e oferecer serviço
Para aproveitar as oportunidades, os interessados podem baixar o aplicativo Tem Trabalho e fazer um cadastro, ou procurar diretamente as unidades do IDT. O processo inclui uma entrevista e uma palestra explicativa focada em temas como o conceito de trabalho autônomo, qualidade na prestação de serviços e postura profissional.
Como solicitar um serviço
Para quem deseja contratar, o IDT oferece um atendimento rápido e seguro, garantindo profissionais verificados e qualificados, por meio do app Tem Trabalho, disponível nas lojas de aplicativos para iOS ou Android. As solicitações também podem ser realizadas pelo número (85) 98766.1853 (Whatsapp) ou no portal www.idt.org.br. Lá também está disponível a tabela de valores referenciais para serviços autônomos.