Teatro Carlos Câmara apresenta programação especial na Semana da Visibilidade Trans
28 de janeiro de 2026 - 11:22 #carlos câmara #cultura #Secult #teatro #Visibilidade Trans
Ascom Teatro Carlos Câmara - texto e foto

Espetáculos e ações culturais acontecem entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, afirmando o teatro como território de criação, acolhimento e resistência
O Teatro Carlos Câmara abre suas portas como casa, abrigo e trincheira poética da criação. Espaço público plural, reafirma a arte como direito, linguagem de liberdade e gesto de existência. Na Semana da Visibilidade Trans, o equipamento cultural se transforma em palco e território de presença, invenção e potência, reunindo artistas, coletivos e narrativas que historicamente foram silenciadas, mas seguem resistindo, criando e reinventando mundos.
Ao longo da programação, a arte trans ocupa o centro da cena, não como exceção, mas como força criativa, dramaturgia do cotidiano, dança do afeto, performance da coragem e canto da diversidade. Cada espetáculo reafirma o Teatro Carlos Câmara como lugar de acolhimento, experimentação e diálogo, onde a diferença é celebrada e a pluralidade se transforma em linguagem artística. O Teatro Carlos Câmara integra a Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece) e é gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Toda a programação é com acesso gratuito ao público.
A programação tem início na quinta-feira (29/01), Dia Nacional da Visibilidade Trans, com o espetáculo de dança “Pintosas”, da Barlavento Cia, às 18h30, na Sala de Espetáculos Rogério Mesquita. A obra nasce da pesquisa autobiográfica dos bailarinos Jessi Almeida e Anderson Vieira, artistas pretos, periféricos e afeminados que transformam suas vivências em uma criação cênica potente sobre identidade, violência e resistência LGBTQIAPN+. Ao combinar dança e teatro, o espetáculo articula memória, denúncia e celebração, revelando a força de corpas que (re)existem no cotidiano brasileiro. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos. Acesso gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria, a partir de 1 hora antes da apresentação.
Na sexta-feira (30/01), às 20h, a Sala de Espetáculos Rogério Mesquita recebe o espetáculo de dança “Kalaturru”, da artista Pedra Silva, da Incubadora – Grupo Redemoinho de Dança. A obra investiga o corpo como território de memória, tradição e transgressão, articulando saberes ancestrais e historiografias transcestrais. Inspirado em referências da Mesopotâmia, o espetáculo propõe uma travessia poética entre passado e presente, afirmando a potência política e estética dos corpos trans na cena contemporânea. Duração: 50 minutos. Classificação: 16 anos. Acesso gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria, a partir de 1 hora antes do espetáculo.
No sábado (31/01), às 18h, o Teatro Carlos Câmara recebe o espetáculo de Ballroom “Voa Vogue 2.0 – Aclamação”. A apresentação reúne performances, ensaios e experiências que transformam o corpo em território político e poético, a partir das linguagens do Vogue Dance e da cultura Ballroom. O projeto Voa Vogue valoriza a performance artística e afirma identidades, ampliando visibilidades e fortalecendo a cena da dança como espaço de pertencimento e resistência. Duração: 40 minutos. Classificação: 16 anos. Acesso gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria.
Encerrando a programação, no domingo (01/02), às 18h, a Sala de Espetáculos Rogério Mesquita recebe o show “Feitiço”, com a cantora Makem. O espetáculo celebra a vida, o amor e o desejo como força de encontro e liberdade, traduzindo a energia das pistas de dança em imagens de corpos que se conectam pela música e pelo afeto. Além de criações autorais, Makem apresenta um repertório marcado por referências lendárias e atemporais, reunindo diferentes gerações em um mesmo grito de orgulho e afirmação. Duração: 90 minutos. Classificação livre. Acesso gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria.
Ao promover a Semana da Visibilidade Trans, o Teatro Carlos Câmara reafirma seu papel como espaço público de criação, acolhimento e transformação social, onde a arte trans se afirma como linguagem, direito e horizonte de futuro.
Serviço
Semana da Visibilidade Trans – Teatro Carlos Câmara
29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026
Rua Dr. João Moreira, 471, Centro/ Fortaleza-CE
Acesso gratuito (ingressos para espetáculos disponíveis na bilheteria com 1h de antecedência)
Programação:
• 29/01 (qui), 18h30 – Espetáculo “Pintosas” – Sala Rogério Mesquita
• 30/01 (sex), 18h – Espetáculo “Kalaturru” – Sala Rogério Mesquita
• 31/01 (sáb), 18h – “Voa Vogue 2.0 – Aclamação” – Sala Rogério Mesquita
• 01/02 (dom), 18h – Show “Feitiço”, com Makem – Sala Rogério Mesquita