Arena Castelão recebe o 1º simulacro geral de Incidente com Múltiplas Vítimas

29 de janeiro de 2026 - 15:59 # # # #

Ascom Sesporte - Texto e Foto

Nesta quinta-feira (29), a Arena Castelão recebeu o primeiro Simulacro Geral de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), que é um exercício prático de alta complexidade desenhado para testar a capacidade de resposta e a coordenação de forças de segurança e saúde diante de cenários de catástrofe.

“Receber esse evento nos deixa preparados para grandes eventos na Arena Castelão, e seguros com o atendimento de urgência da segurança e saúde do nosso Estado”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

Durante a atividade, órgãos como o Corpo de Bombeiros, o SAMU e a Defesa Civil reproduzem situações de caos controlado, como grandes desastres utilizando figurantes simulando diferentes níveis de trauma. O foco central do treinamento é a aplicação rigorosa de protocolos de triagem, que permitem às equipes classificar a gravidade dos feridos em segundos, otimizando o fluxo de transporte hospitalar e garantindo que, em uma ocorrência real, o tempo de resposta seja minimizado e as chances de sobrevivência, maximizadas.

Para a coordenadora da Rede de Urgência e emergência do Estado, Eva Baia, o ensaio irá coordenador o grande dia do simulacro no mês de março. “Esses momentos já estão acontecendo durante alguns meses, por conta do simulacro IMV que irá acontecer no Estado do Ceará, na primeira semana de março. Hoje é o grande ensaio geral com o envolvimento de todos os órgãos, SAMU, Corpo de Bombeiros, estamos aqui com 64 vítimas, 30 vítimas amarela, 4 em óbito, e vamos fazer uma análise de como se dará esse incidente de múltiplas vítimas no estado do Ceará”, afirmou.

O coordenador da Macro Região Eusébio Samu Ceará, Márcio Guanabara, disse que o estado encontra-se cada vez mais preparados com os treinamentos. “Temos o estádio enorme com capacidade de mais de 60 mil pessoas e a qualquer momento pode ocorrer algum incidente, apesar de toda preparação e quando acontecer o estado estará preparado para fazer o suporte com as forças dos bombeiros, SAMU e a própria brigada do Castelão. Estamos cada dia mais prontos, independente da intempere a gente consiga dar resposta rápida e diminuir o quanto mais o número de vítimas”, disse.

O treinamento contou com a participação de 30 vitimas vermelhas e amarelas – fornecidas por JF Simulações, 30 vitimas verdes – fornecidas por IJF; simulações de 4 simulacros de óbitos- serão fornecidos pela PEFOCE e resgate com a aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).