Relógio atômico do Ceará já figura no mapa do Observatório Nacional e do NIC.br
29 de janeiro de 2026 - 10:34 #Etice #observatorio-nacional #tecnologia
Ascom Etice - texto

O relógio atômico de Césio 133 do Ceará, instalado em dezembro de 2025, no datacenter da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em Fortaleza, já figura no mapa do Observatório Nacional (ON) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O NIC.br é uma entidade civil, sem fins lucrativos, responsável por implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Ele gerencia o registro de domínios .br (Registro.br), coordena a infraestrutura de redes, promove segurança e produz estudos sobre o uso da internet no país.
O ON e o NIC.br firmaram acordo com o Network Time Security (NTP.br), serviço gratuito criado em 2008 pelo CEPTRO.br/NIC.br, em parceria com o Observatório Nacional, para distribuir a Hora Legal Brasileira (HLB) pela Internet através do protocolo NTP. Ele sincroniza relógios de servidores, computadores e dispositivos, garantindo precisão em milissegundos com base em relógios atômicos. O NTP.br tem por objetivo oferecer condições para que os servidores Internet no Brasil estejam sincronizados com a Horal Legal Brasileira.
O Ceará tornou-se um dos três estados brasileiros, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, com um relógio atômico. Esta tecnologia de precisão milimétrica melhora a segurança e estabilidade da internet, redes 5G e sistemas financeiros (PiX). A instalação consolida o Ceará como polo de conectividade, oferecendo baixa latência e alta capacidade de tráfego, essencial para o ecossistema digital do Nordeste.
O ON tem como atribuição legal a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira. Rastreado ao Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), na França, participa do Tempo Universal Coordenado (TUC ou UTC), junto com os órgãos disseminadores de tempo e frequência dos demais países.
Pelos termos do acordo o ON disponibiliza, sem qualquer ônus, ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, o sincronismo à Hora Legal Brasileira, seguro, confiável, rastreável e auditável, e o NIC.br disponibiliza, também sem custos, ao ON, um conjunto de equipamentos necessários à manutenção da infraestrutura de sincronismo.
