Equipe da Secretaria das Relações Internacionais visita empresa do setor eólico e fortalece parcerias globais

30 de janeiro de 2026 - 11:09 # # #

Ascom SRI - Texto e Foto

A empresa sueca produz no Ceará equipamentos de segurança para trabalhos em altura nas torres eólicas

Uma equipe da Secretaria das Relações Internacionais do Ceará (SRI) realizou, nessa quinta-feira (29), visita institucional à Avanti Sistemas Eólicos (parte do Grupo Alimak da Suécia), no município do Eusébio. A agenda fez parte das ações desenvolvidas pelo Programa Ceará Parceiro Global, que reforça o compromisso do Estado com a inovação, a segurança e a cooperação internacional em diversos setores da economia.

O encontro marcou o primeiro contato presencial de uma equipe do Governo do Ceará com representantes da empresa, um passo relevante para aprofundar o relacionamento institucional, internacional e abrir caminhos para futuras parcerias em inovação e desenvolvimento econômico. Participaram da visita o secretário executivo Recursos Externos e Inteligência Comercial da SRI, Alberto Antunes, o coordenador de Atração de Investimentos, Filipe Braga, e o assessor técnico, João Guilherme Aracena.

A agenda dá continuidade às articulações iniciadas em eventos do setor e em apresentações institucionais realizadas em parceria com entidades de promoção de investimentos, reforçando o posicionamento do Ceará como parceiro estratégico no cenário internacional.

A Avanti é hoje a principal produtora mundial de componentes de segurança para trabalhos em altura nas torres eólicas, com fábricas e escritórios em diversos países. A partir do Ceará, a empresa atende o Brasil e a América Latina com tecnologias essenciais, como: elevadores de serviço guiados por cabo e sistemas de cremalheira (rack & pinion); sistemas de escadas de segurança com proteção contra quedas; e conjuntos completos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo talabartes, cintos, dispositivos de posicionamento, proteção contra quedas e sistemas de retenção de quedas.

O momento também foi marcado pelo anúncio do início dos trabalhos de uma outra empresa do Grupo Alimak no mercado local, a Tractel, fornecedora líder de equipamentos de proteção individual para trabalho em altura e medição e controle de cargas industriais.