Sobrado Dr. José Lourenço promove exposição sobre o brincar de crianças negras no Centro Cultural Belchior
30 de janeiro de 2026 - 14:55 #Centro Cultural Belchior #cultura #exposição #Secult
Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - texto e foto

A mostra é gratuita, livre para todas as idades e reúne 19 obras que celebram o universo das crianças negras
No mês de fevereiro, estreia a exposição Fazendo arte como não podia fazer quando criança, da artista Alexia Ferreira, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.
A abertura ocorre no dia 5 de fevereiro (quinta), a partir das 18 horas, no Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
Com curadoria de Rodrigo Lopes, a primeira exposição individual da artista tem o título inspirado no escritor e ativista quilombola Antônio Bispo dos Santos, reunindo 19 obras que oferecem um panorama da sua produção artística, sendo a colagem um dos principais meios utilizados para a produção das obras.
A iniciativa faz parte do programa Percursos, idealizado pelo Sobrado, e conta com parceria do CCBel, espaço localizado na Praia de Iracema que vem fortalecendo a cena musical de Fortaleza e do Ceará.
O acesso é gratuito, livre para todas as idades e segue em cartaz até 07 de março de 2026. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 21h.
Conheça o artista
Alexia Ferreira (Fortaleza–CE, 1999) é artista visual, nascida e criada no bairro Barroso II. Formada em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), desenvolve uma pesquisa artística atravessada pela memória como fio condutor, voltando seu olhar para as experiências vividas e para o cotidiano como matéria de criação. Participou do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes e integrou o Salão de Abril, realizado no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Realizou residências artísticas na Pinacoteca do Ceará e no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, experiências que contribuíram para o aprofundamento de sua prática e investigação poética.
Conheça o Sobrado Dr. José Lourenço
Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006 e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
Serviço:
Abertura da exposição Fazendo arte como não podia fazer quando criança
Artista: Alexia Ferreira
Dia: 5 de fevereiro de 2026 (quinta)
Horário: 18 horas
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE)
Período de visitação: 5 de fevereiro a 7 de março de 2026
Horário de visitação: terça a sábado, das 9h às 21h
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: ascom.sobrado@
Classificação indicativa: livre
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Atividade gratuita