Titular da Etice faz palestra em evento sobre “Investimentos para a Transformação Digital” para o Centro Brasileiro de Relações Internacionais
30 de janeiro de 2026 - 16:31 #Etice #institucional #tecnologia
Ascom Etice

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Hugo Figueirêdo, participa, como palestrante, a convite do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e a ApexBrasil, dos “Diálogos de Aproximação Brasil-Europa na Atração de Investimentos para a Transformação Digital”. O evento acontece na próxima terça (3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, das 9h30 às 12h.
O evento busca identificar desafios e oportunidades para novos investimentos entre a União Europeia e o Brasil, harmonizar padrões regulatórios, promover parcerias tecnológicas e ampliar a confiança de investidores europeus, alinhando esses esforços à agenda brasileira de desenvolvimento sustentável e de soberania digital.
O encontro também marca a inauguração da iniciativa “Business Dialogues”, uma série de reuniões empresariais de alto nível voltadas a fortalecer potencialidades regionais, estruturar projetos estratégicos para uma economia verde e competitiva e aprofundar a cooperação com a União Europeia. Os insumos gerados subsidiarão o II Fórum de Investimentos Brasil–União Europeia, programado para março deste ano. Compartilhamos em anexo a nota conceitual com mais informações.
Ceará polo de atração tecnológica
Na corrida pela digitalização, a atração de data centers ganhou destaque na agenda de investimentos do Governo Brasileiro, por seu papel central na sustentação de serviços em nuvem, inteligência artificial e processamento de dados em larga escala. A decisão de instalar esse tipo de infraestrutura envolve fatores complexos, como disponibilidade e custo de energia, capacidade de conectividade, segurança regulatória e planejamento territorial, além de políticas nacionais de incentivo, com destaque para o pacote Redata como instrumento central de estímulo fiscal à implantação e expansão de data centers no país.
Nesse cenário, o estado do Ceará tem se mostrado receptivo à atração de datacenters, ressaltando como vantagens a presença de cabos submarinos e instrumentos de fomento como o Cinturão Digital e as Zonas de Processamento de Exportação. O ponto crucial consiste em garantir que essas infraestruturas sejam impulsionadores de desenvolvimento econômico e tecnológico local, sem comprometer o acesso da população a recursos essenciais, como água e energia. Para isso, é fundamental que os investimentos sejam orientados por critérios claros e desenvolvidos com parceiros que internalizem essas preocupações em suas estratégias.
O plenário será recepcionado por Roseane Medeiros, Secretária de Relações Internacionais do Ceará; Marian Schuegraf, Embaixadora da União Europeia no Brasil; Roberto Jaguaribe, Conselheiro Consultivo Internacional do CEBRI; e Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Igor Marchesini (TBC), Assessor Especial do Ministério da Fazenda, falará sobre Infraestrutura Física e Digital, com participações de Hugo Figueirêdo. Da Etice; Tiago Machado, da Vivo; e Johannes Klingberg, da GIZ. O encerramento ficará a cargo de Fernanda Cimini, Diretora de Projetos do CEBRI.