Clássico-Rei: SSPDS realiza reunião com órgãos estaduais e municipais para alinhar estratégias de segurança para a partida

3 de fevereiro de 2026 - 16:33 # # # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

O encontro para alinhamento entre os representantes ocorreu nesta terça-feira, na sede da SSPDS, no Cisp

Com o andamento do Campeonato Cearense de Futebol de 2026, a competição contará com o primeiro Clássico-Rei do ano. Visando promover a integração entre as Forças de Segurança do Ceará e os órgãos municipais que atuam na partida, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), promoveu uma reunião de alinhamento presencial com representantes de diversos órgãos. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (3), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que fica no bairro Aeroporto – Área Integrada de Segurança Pública 6 (AIS 6) de Fortaleza.

O encontro contou com representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da própria Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), ambas da SSPDS. Por parte dos órgãos municipais que atuam na partida, participaram representantes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e da Secretaria Executiva Regional 8 de Fortaleza (SER 8).

Na ocasião, os comandantes de unidades especializadas apresentaram a dinâmica de atuação específica de cada Força de Segurança para a partida. Também foi realizada a “Avaliação de Riscos em Estádios de Futebol (AREF)”, onde foram elencados os principais pontos de atenção para essa partida, que acontecerá no próximo domingo (8), na Arena Castelão. A metodologia de AREF – desenvolvida em parceria pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Ministério do Esporte -, visa reduzir a violência nos estádios por meio da verificação de uma série de atributos.

Para além do debate referente à atuação das Forças de Segurança estadual e órgãos municipais, a reunião também contou com a presença de representantes da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), do coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público do Ceará (MPCE) e promotor de Justiça, Déric Funck, e do vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio Neto.