Embarques gratuitos no metrô e VLTs são um terço do total
3 de fevereiro de 2026 - 15:21
Ascom Metrofor
Foto: Romário Pinheiro/Metrofor
Milhares de cearenses foram beneficiados com embarques gratuitos nas linhas de metrô e VLT no Ceará em 2025. De janeiro a dezembro, foram realizados 5.637.259 deslocamentos sem custo para os passageiros. Esse total corresponde a um terço do volume de passageiros da Metrofor em 2025, o equivalente a 34% dos 16,4 milhões de embarques registrados ao longo do ano.
O cálculo considera o volume de acessos gratuitos na Linha Nordeste — que opera com catracas livres para todos os públicos —, a quantidade de embarques realizados por meio do Programa VaiVem, e os demais acessos gratuitos previstos em lei — que incluem idosos, pessoas com deficiência, HIV e hemofilia, além de algumas categorias de profissionais fardados, como policiais, guardas municipais e outros.
Os diversos subsídios e políticas públicas que garantem uma quantidade expressiva de acessos gratuitos reforçam a visão do transporte sobre trilhos como ferramenta de inclusão social, acesso ao trabalho e à educação, assegurando mobilidade para diferentes públicos em todo o estado.
Linha Nordeste e gratuidades
A Linha Nordeste, responsável por cerca de 70% dos embarques gratuitos, registrou 3,9 milhões de acessos em 2025 – crescimento de 3,8% em relação a 2024. Nessa via, todos os públicos são beneficiados, pois a operação ocorre com catracas livres, sem necessidade de cartões ou apresentação de documentos para o embarque.
As gratuidades no Metrofor incluem ainda o acesso de estudantes e pessoas em busca de trabalho, beneficiários do Programa VaiVem, do Governo do Ceará. A iniciativa assegura 40 passagens mensais para pessoas com mais de 18 anos, residentes na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que procuram emprego em um município diferente daquele onde moram. As passagens podem ser utilizadas nas linhas Sul (metrô) e Oeste (VLT), que atendem Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Caucaia. O benefício também contempla estudantes das redes pública e privada que se deslocam entre municípios da RMF para frequentar instituições de ensino.
A Metrofor garante ainda o embarque gratuito, assegurado por leis, para públicos específicos. Têm direito ao benefício idosos a partir de 65 anos, pessoas com deficiência (PCD) e outras condições de saúde previstas em lei, crianças de até 7 anos, além de categorias profissionais em serviço, como inspetores do trabalho, oficiais de Justiça, policiais federais, civis, militares e penais, bombeiros militares, carteiros, agentes da defesa civil e guardas municipais de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba. Em 2025, os acessos gratuitos nessa categoria somaram 1.436.491 embarques.

