Governo do Ceará participa de evento na Fiec e reforça posicionamento como um território estratégico para investimentos internacionais

4 de fevereiro de 2026 - 13:38 # # #

Ascom SRI - texto e foto

Fortaleza sediou, nesta terça-feira (03), os Diálogos de Aproximação Brasil–Europa na Atração de Investimentos para a Transformação Digital, encontro estratégico realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), voltado ao fortalecimento da cooperação econômica, tecnológica e institucional entre o Brasil e a União Europeia.

O evento reuniu autoridades, representantes do setor produtivo e lideranças institucionais para identificar desafios e oportunidades para novos investimentos, promover a harmonização de padrões regulatórios, estimular parcerias tecnológicas e ampliar a confiança de investidores europeus, alinhando esses esforços à agenda brasileira de desenvolvimento sustentável, soberania digital e transição para uma economia verde e competitiva.

A iniciativa é do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e a ApexBrasil, com apoio da Fiec e da Secretaria das Relações Internacionais do Ceará (SRI) que atuou ativamente na articulação institucional, reafirmando o compromisso do Governo do Ceará com a atração de investimentos estratégicos, o fortalecimento da paradiplomacia e a inserção internacional qualificada do Estado.

O encontro marcou a inauguração da iniciativa Business Dialogues, uma série de reuniões empresariais de alto nível voltadas a estruturar projetos estratégicos, valorizar potencialidades regionais e aprofundar a cooperação com a União Europeia. Os insumos gerados irão subsidiar o II Fórum de Investimentos Brasil–União Europeia, previsto para março deste ano.

A realização do evento no Ceará reforça o posicionamento do Estado como um território estratégico para investimentos internacionais, especialmente nas áreas de transformação digital, infraestrutura tecnológica, energias renováveis e inovação. Com localização geográfica privilegiada, matriz energética limpa e ambiente institucional estável, o Ceará se consolida como ponte entre o Brasil e a Europa para projetos de longo prazo e alto impacto.

“O Ceará tem se consolidado como um dos estados brasileiros mais preparados para receber investimentos internacionais em infraestrutura digital, energia limpa e transformação tecnológica. Esse posicionamento resulta da combinação entre localização estratégica, estabilidade institucional e uma visão clara de desenvolvimento sustentável e inovação. Portanto, participar desta etapa do Business Dialogues voltada a construção de parcerias concretas, investimentos produtivos e cooperação de longo prazo entre nossas regiões é relevante e muito estratégico”, ressaltou Roseane Medeiros.

Além da secretária das Relações Internacionais, participaram do encontro o conselheiro do CEBRI e embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe; embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf; a gerente de investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão; o presidente da Etice, Hugo Figueirêdo; o vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Fabio Grandchamp; o diretor de comércio exterior da Fiec, Marcos Soares; dentre outras autoridades, representantes institucionais e do setor empresarial.