Ceará formaliza parceria com ENBPar e Itaipu Parquetec para projetos de transição energética e descarbonização com hidrogênio verde
5 de fevereiro de 2026 - 09:33 #energias renováveis #hidrogênio verde #SDE
Ascom SDE - Texto e Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), dá um passo decisivo para consolidar o estado como protagonista global na transição energética. Nesta quarta-feira (04), foi assinada a primeira etapa de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a SDE, a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) com o Itaipu Parquetec para a colaboração de iniciativas e empreendimentos voltados para a transição energética, inicialmente, através de uma planta de hidrogênio verde (H2V) em território cearense.
O momento aconteceu em Foz do Iguaçu/Paraná, onde a comitiva da SDE, liderada pelo Secretário Domingos Filho, também realizou visitas às instalações da Itaipu Binacional e ao Parquetec, ao Centro de Tecnologias em Hidrogênio,
acompanhada da direção da empresa.
O projeto, denominado Planta Piloto de H2V-Educação (H2Lab), terá uma capacidade instalada de até 300 kW. O objetivo central é integrar pesquisa, desenvolvimento, produção experimental e capacitação profissional, servindo de suporte ao plano estadual de fortalecimento da cadeia de energias renováveis. A solução entregue ao Estado será completa, incluindo uma unidade modular de produção de hidrogênio, sistema automatizado e seguro, além de demonstração prática para a formação de operadores.
A parceria prevê a criação de laboratórios tecnológicos com bancadas didáticas que simulam a produção de hidrogênio verde, permitindo que estudantes e técnicos cearenses tenham formação prática. Além do viés educacional, o memorando estabelece o interesse em projetos futuros de mobilidade urbana, como a aplicação da tecnologia de hidrogênio em veículos pesados e ônibus escolares no estado. O H2Lab representa uma oportunidade imediata na nova economia verde, gerando impactos diretos como a qualificação local, o estímulo a novos negócios e parcerias, e o fortalecimento da inovação sustentável.

O secretário da SDE, Domingos Filho, agradeceu o apoio do diretor-presidente da ENBPar, o cearense Marlos Costa, ressaltando o papel da liderança estadual para a viabilização deste acordo: “Esta conquista é fruto da visão estratégica do governador Elmano de Freitas, que tem trabalhado incansavelmente para posicionar o Ceará na vanguarda da economia verde. Esse projeto atende ao interesse do Estado em fomentar a nova cadeia de energias renováveis, contribuindo decisivamente para o o desenvolvimento sustentável e para a geração de ocupações qualificadas”.
O diretor-presidente da ENBPar, Marlos Costa, celebrou a formalização da parceria e destacou o potencial do estado. “Celebramos com entusiasmo a assinatura deste memorando de entendimento com o Governo do Ceará. A ENBPar reconhece a disposição e o compromisso do estado em liderar essa agenda, oferecendo um ambiente favorável para a execução deste projeto piloto. Essa sinergia entre as partes envolvidas é fundamental para transformarmos o potencial energético brasileiro em realidade tecnológica e social”, disse o gestor.
Complementando a relevância da iniciativa, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou: “trata-se de uma grande parceria. A SDE com a Itaipu Parquetec tratando de uma parceria para, lá no Ceará, junto com estudantes, acadêmicos e pesquisadores, trabalhar o hidrogênio que é o combustível do futuro. O mundo todo está de olho nessa tecnologia que está avançada aqui em Itaipu e também no Ceará. Juntando, vamos contribuir para o desenvolvimento dos nossos estados e do nosso país”.
Segundo o diretor superintendente da Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo, “a Itaipu Parquetec acumula mais de 10 anos de experiência em pesquisa, testes e no domínio de toda a rota do hidrogênio verde, da produção ao armazenamento e às aplicações energéticas. O interesse do Estado do Ceará no uso dessas plantas para geração local de energia reforça nosso papel como centro de competência e referência nacional no setor, com reconhecimento em projetos estratégicos e parcerias voltadas ao desenvolvimento industrial”, afirmou.
Além do secretário Domingos Filho, assinaram o memorando: Marlos Costa (ENBPar), Enio Verri ( Itaipu Nacional), Irineu Colombo (Itaipu Parquetec), e Alexandre Leite – diretor jurídico da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (Itaipu Parquetec).