Ceará inicia nesta segunda-feira (9) imunização contra bronquiolite para bebês prematuros ou com comorbidades
5 de fevereiro de 2026 - 09:09 #bronquiolite #Ceará #imunização #Sesa
Ascom Sesa
Texto: Marcela Belchior
Foto: Divulgação Sesa
A partir da próxima segunda-feira (9), o Ceará passa a aplicar o imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças menores de 24 meses de idade que possuam comorbidades. O anticorpo, oferecido pelo Ministério da Saúde e distribuído aos municípios por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é o nirsevimabe, que amplia a proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa da doença.
São considerados bebês prematuros aqueles nascidos com menos de 37 semanas de gestação. Entre as comorbidades que atingem bebês de até dois anos de idade estão cardiopatias congênitas, broncodisplasia, imunocomprometimento, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e anomalias congênitas das vias aéreas.
Imunização contra bronquiolite será destinada a bebês prematuros e crianças menores de 24 meses de idade que possuam comorbidades
O imunizante é administrado em dose única e estará disponível nas maternidades e nas salas de vacinação da Atenção Primária em todas as regiões do Estado do Ceará, por meio da Rede de Imunobiológicos Especiais. O imunobiológico passa a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a cobertura da profilaxia e substituindo o palivizumabe, anteriormente destinado apenas a prematuros extremos, que são os bebês que nascem antes de 28 semanas de gestação.
Segundo a coordenadora de Imunização do Ceará, Ana Karine Borges, a medida garante proteção imediata e prolongada por até seis meses, contribuindo para a prevenção das infecções respiratórias associadas ao VSR, uma das principais causas de hospitalização em crianças menores de um ano de idade. “O Governo do Estado do Ceará reafirma seu compromisso com a saúde da população e com a proteção da primeira infância”, destaca.
Vacina contra o VSR para gestantes
Desde dezembro de 2025, o Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará oferece também a vacina contra o VSR para gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez. A estratégia, incorporada no ano passado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), tem como objetivo proteger os bebês nos primeiros seis meses de vida, reduzindo o risco de formas graves de bronquiolite e pneumonia, duas das principais causas de hospitalização nessa faixa etária no País.