Cinema do Dragão apresenta duas estreias e sessão especial da Mostra Territórios de Liberdade

5 de fevereiro de 2026 - 13:57 # # # #

Ascom CDMAC - Texto
Divulgação - Foto

Filmes premiados tensionam memória, violência de Estado e disputas por liberdade em diferentes territórios

Entre arquivos da memória, conflitos ainda em curso e histórias marcadas pela resistência, o Cinema do Dragão, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – preparada uma semana de encontros com narrativas que atravessam a política, o afeto e os direitos humanos. A programação entre os dias 5 e 11 de fevereiro reúne produções internacionais premiadas e uma sessão especial dedicada às lutas por liberdade, convidando o público a olhar para o cinema como espaço de reflexão sobre os mecanismos de opressão e as formas de sobrevivência e emancipação que emergem em distintos contextos históricos e geográficos.

O mês de fevereiro também reúne narrativas que atravessam intimidade e embates políticos em diferentes contextos. Em destaque, “O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho, indicado ao Oscar 2026, que chega à 13ª semana em exibição, revisitando o Brasil de 1977 por meio de um thriller atravessado por tensões históricas, vigilância e deslocamento. Completam a seleção obras como “Foi Apenas um Acidente”, dirigido por Jafar Panahi, “Valor Sentimental”, do diretor Joachim Trier, “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, com direção de Chloé Zhao, além de retratos sensíveis sobre maternidade, luto e trauma em “Jovens Mães”, “Sorry, Baby” e “Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria”.

Estreia

Na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, na sala 2, estreia “Dois Procuradores” (2026), filme dirigido pelo ucraniano Sergei Loznitsa, exibido pela primeira vez no Festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro. A trama, que marca o retorno do diretor ao gênero da ficção, é contextualizada em 1937, durante o regime totalitário de Stalin. O jovem promotor Alexander Kornyev, interpretado por Aleksandr Kuznetsov, tenta abrir uma investigação contra um centro de detenção soviético ao descobrir os métodos de tortura direcionados a um antigo promotor do Partido Comunista. O filme foi inspirado no romance homônimo de Georgy Demidov, físico que passou 14 anos de sua vida preso em campos de concentração soviéticos. “Dois Procuradores” também foi exibido em importantes festivais de cinema em Toronto (TIFF), Nova York (NYFF), Sydney, Hamburgo, entre outros.

Já na sala 01, também na quinta-feira, entra em cartaz o aguardado “A voz de Hind Rajab” (2026), um filme comovente dirigido pela cineasta e roteirista tunisiana Kaouther Ben Hania, indicado ao Oscar 2026 na categoria Melhor Filme Internacional. Em uma noite de terror em Gaza, o que começa como uma chamada de emergência para o departamento humanitário se transforma em uma luta desesperada pela vida de uma criança palestina de apenas 6 anos. “A voz de Hind Rajab” (2026) acompanha a agonizante tentativa dos voluntários da Cruz Vermelha de resgatar Hind Rajab, presa sob fogo cruzado dentro de um carro. Em permanente contato telefônico com a menina, cuja voz no filme é real, eles enfrentam o desafio de coordenar uma operação de resgate em um ambiente de violência implacável. Em 2025, “A voz de Hind Rajab” (2026) venceu o Leão de Prata, Grande Prêmio do Júri do Festival de Veneza.

Mostra Territórios de Liberdade

O Cinema do Dragão realiza sessão especial da Mostra Territórios de Liberdade, programa de filmes irmanado à exposição “Quilombolas: tecendo territórios de liberdade”, do Museu da Cultura Cearense. A exposição, com curadoria de Cícera Barbosa, Joseli Cordeiro e João do Cumbe, conta com um acervo de mais de 150 itens, entre objetos, fotografias, sons e frases que se entrelaçam como fios de “Transfluências”.

Na sexta-feira, dia 6 de fevereiro, “Alegria do Amor” (2025) retorna em sessão especial na Sala 1, às 17h. O filme se passa num quilombo no sertão do Ceará, onde Dulce é testemunha ocular do assassinato do seu companheiro, Davi, executado por jagunços a mando de uma empresa mineradora estrangeira. Ameaçada, Dulce vai para São Paulo, onde dá voz ao crime ocorrido e denuncia o envolvimento da multinacional, com o apoio de ONGs e advogados. Abandonada quando bebê, ela descobre ainda que tinha um irmão gêmeo, hoje a irmã Marisa, dona de um karaokê com espírito de “refúgio” que reúne um público LGBTQIAP+, um universo absolutamente novo para Dulce. Dulce e Marisa cobram de Beatriz revelações sobre o pai desconhecido e partem agora juntas, de volta ao sertão, com duas missões: celebrar a vitória do território quilombola e encontrar o pai que jamais soube da existência das filhas. Filmado na comunidade do Quilombo Sítio Veiga, “Alegria do Amor” (2025) estreou no Festival Itinerante da Língua Portuguesa – Festin Lisboa 2024, participou do Festival Mix Brasil e do Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina.

Em 2025, a Mostra Territórios de Liberdade apresentou curtas e longas-metragens que colocam em cena as disputas por liberdade e libertação dentro de territórios, apresentando uma breve incursão em filmes que filmaram os quilombos e traços de suas formas de vida. Agora, em sessão gratuita, a mostra apresenta sessão especial do filme “Alegria do Amor”, dirigido por Márcia Paraíso. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cinema 1h antes da sessão.

Serviço:

Programação Cinema do Dragão

*sujeita a alterações

EXIBIÇÃO ESPECIAL

ALEGRIA DO AMOR (Brasil, 2025) – Sessão especial

Direção: Márcia Paraíso // 113 min. // 14 anos

Sinopse: Dulce testemunha o assassinato de seu companheiro, o quilombola Davi. Ameaçada, foge para São Paulo, onde conhece sua mãe.

Sala 1 – Sessão:

Sexta (06/02) – 17h

ESTREIAS

DOIS PROCURADORES (França/Alemanha/Países Baixos/Letônia/Romênia/Lituânia/Ucrânia, 2025) – Estreia

Direção: Sergei Loznitsa // 118 min. // 16 anos // Retrato Filmes

Sinopse: União Soviética, 1937. Milhares de cartas de detentos falsamente acusados pelo regime são queimadas em uma cela de prisão. Contra todas as probabilidades, uma delas chega a um recém-nomeado promotor local, Alexander Kornyev. Em busca de justiça, o jovem promotor se mobiliza para denunciar os métodos arbitrários de repressão praticados por agentes da polícia secreta, a NKVD.

Sala 2 – Sessões:

Quinta (05/02) – 19h20

Sexta (06/02) – 19h20

Sábado (07/02) – 19h20

Domingo (08/02) – 19h20

Terça (10/02) – 19h20

Quarta (11/02) – 19h20

 

A VOZ DE HIND RAJAB (Tunísia/França/Estados Unidos, 2025) – Estreia

Direção: Kaouther Bem Hania // 89 min. // 14 anos // Synapse

Sinopse: A história real de Hind Rajab, uma menina de seis anos encurralada em um carro sob o fogo das forças israelenses em Gaza. Pelo telefone, ela consegue pedir ajuda e a equipe de resgate trava uma tensa luta contra o tempo para encontrar um meio de salvá-la.

Sala 1 – Sessões:

Quinta (05/02) – 19h50

Sexta (06/02) – 20h

Sábado (07/02) – 20h10

Domingo (08/02) – 20h10

Terça (10/02) – 19h50

Quarta (11/02) – 19h50

EM CARTAZ

SE EU TIVESSE PERNAS, EU TE CHUTARIA (EUA, 2025) – 4ª Semana

Direção: Mary Bronstein // 113 min. // 16 anos // Synapse

Sinopse: À beira de um colapso, Linda (Rose Byrne) precisa lidar com a doença grave da filha, o marido ausente, uma pessoa desaparecida e uma relação cada vez mais absurda com seu terapeuta (Conan O’Brian).

Sala 1 – Sessões:

Quinta (05/02) – 17h40

Terça (10/02) – 17h40

Quarta (11/02) – 17h40

JOVENS MÃES (França, 2025) – 3ª Semana

Direção: Jean-Pierre e Luc Dardenne // 106 min. // 16 anos // Vitrine Filmes

Sinopse: Cinco jovens mulheres — Jessica, Perla, Julie, Ariane e Naïma — vivem juntas em um abrigo para grávidas e mães adolescentes na região de Liège, Bélgica. Cada uma enfrenta, à sua maneira, as consequências de uma maternidade precoce, tentando cuidar de seus filhos enquanto encaram o peso de suas próprias ausências e feridas. Jovens Mães é um retrato delicado e contundente da maternidade como território de vulnerabilidade e resistência, marcado por dilemas éticos, sociais e afetivos.

Sala 1 – Sessões:

Terça (10/02) – 13h40

Quarta (11/02) – 13h40

HAMNET: A VIDA ANTES DE HAMLET (Reino Unido, 2025) – 4ª Semana

Direção: Chloé Zhao // 125 min. // 16 anos // Universal

Sinopse: Um dos mais importantes escritores do cânone ocidental, William Shakespeare vive uma tragédia ao lado de sua esposa Agnes quando o casal perde o filho de 11 anos para uma das várias pragas que assolaram o século XVI. Hamnet era o nome do menino. Explorando os temas da perda e da morte, o filme acompanha a rotina e o dia a dia de uma família, as alegrias e as tristezas de viver numa pequena vila na Inglaterra do passado e a história de amor poderosa que inspirou a criação da peça Hamlet.

Sala 2 – Sessões:

Quinta (05/02) – 17h

Sexta (06/02) – 17h

Sábado (07/02) – 14h

Domingo (08/02) – 14h

Terça (10/02) – 17h

Quarta (11/02) – 17h

 

VALOR SENTIMENTAL (Noruega/Alemanha/Dinamarca/França/Suécia/Reino Unido/Turquia, 2025) – 7ª Semana

Direção: Joachim Trier // 133 min. // 16 anos // Retrato Filmes

Sinopse: As irmãs Nora e Agnes reencontram seu pai distante, o carismático Gustav, diretor outrora renomado que oferece a Nora um papel naquele que espera ser seu filme de retorno. Quando Nora recusa a proposta, descobre que ele deu o papel a uma jovem estrela de Hollywood, ambiciosa e entusiasmada. De repente, as duas irmãs precisam lidar com a complicada relação com o pai e com a presença inesperada de uma atriz americana inserida bem no meio das complexas dinâmicas familiares.

Sala 1 – Sessões:

Sexta (06/02) – 14h20

Sábado (07/02) – 17h40

Domingo (08/02) – 17h40

 

SORRY, BABY (EUA/Espanha/França, 2025) – 7ª Semana

Direção: Eva Victor // 103 min. // 12 anos // Mares Filmes

Sinopse: Depois de um evento trágico, Agnes se vê sozinha enquanto todos continuam suas vidas como se nada tivesse acontecido.

Sala 2 – Sessões:

Quinta (05/02) – 13h40

Sábado (07/02) – 13h40

Domingo (08/02) – 13h40

 

FOI APENAS UM ACIDENTE (Irã/França/Luxemburgo, 2025) – 8ª Semana

Direção: Jafar Panahi // 106 min. // 14 anos // Imovision

Sinopse: Quando o mecânico Vahid encontra por acaso o homem que acredita ter sido seu torturador na prisão, ele o sequestra decidido a se vingar. Mas a única pista sobre a identidade de Eghbal é o som peculiar de sua perna protética. Vahid então recorre a um grupo de outras vítimas libertas em busca de confirmação, e o perigo só aumenta. Enquanto enfrentam o passado e suas visões de mundo divergentes, o grupo precisa decidir: será realmente ele, sem dúvida alguma? E o que significaria, na prática, a retribuição?

Sala 1 – Sessões:

Quinta (05/02) – 15h40

Sábado (07/02) – 15h40

Domingo (08/02) – 15h40

Terça (10/02) – 15h40

Quarta (11/02) – 15h40

O AGENTE SECRETO (Brasil/França/Holanda/Alemanha, 2025) – 13ª Semana

Direção: Kleber Mendonça Filho // 158 min. // 16 anos // Vitrine Filmes

Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

Sala 2 – Sessões:

Quinta (05/02) – 14h

Sexta (06/02) – 14h

Sábado (07/02) – 16h30

Domingo (08/02) – 16h30

Terça (10/02) – 14h

Quarta (11/02) – 14h