EGPCE realiza primeira reunião do GTDEP em 2026 e alinha ações de desenvolvimento de pessoas

5 de fevereiro de 2026 - 09:33 # # #

Ascom EGPCE - Texto


A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) realizou, na terça-feira (3), a primeira reunião de 2026 com o Grupo Técnico de Desenvolvimento de Pessoas (GTDEP), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (SEPLAG). O encontro marcou o alinhamento inicial das ações, estratégias e prioridades que irão nortear a atuação conjunta ao longo do ano junto às áreas de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades do Estado.

A reunião teve início com a fala de abertura do secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, que ressaltou o papel central da educação contínua e do fortalecimento das pessoas para a efetividade das políticas públicas. Para o gestor, a melhoria da atuação do Estado passa, necessariamente, pela valorização do conhecimento e pelo desenvolvimento dos servidores: “Todos nós, diariamente, precisamos estar abertos à recepção do conhecimento. É ao incorporá-lo que conseguimos transmiti-lo e fazer com que as políticas públicas aconteçam da melhor forma, por meio do conjunto dos servidores”, destacou.

Em seguida, o secretário executivo de Gestão de Pessoas da SEPLAG, José Garrido Braga Neto, apresentou os avanços alcançados desde a reestruturação da política de Gestão de Pessoas no Estado e reforçou o compromisso do Governo do Ceará com a valorização dos servidores públicos.

“Desde o ingresso da atual gestão, avançamos na reestruturação da SEPLAG com a criação de uma Secretaria Executiva dedicada exclusivamente às pessoas. Estamos construindo políticas públicas que têm como foco principal a valorização do maior patrimônio do governo, que são os servidores que fazem o Estado acontecer”, afirmou Garrido.

Na sequência, o diretor da EGPCE, Saulo Braga, deu continuidade ao encontro ao apresentar as ações consolidadas, as inovações implementadas e as perspectivas para 2026. Entre os destaques, esteve a apresentação da nova marca da EGPCE, que simboliza o momento de crescimento, modernização e fortalecimento institucional vivido pela Escola.

Ao enfatizar a importância do trabalho colaborativo, o diretor da EGPCE destacou o papel estratégico do GTDEP na construção das políticas de formação e no fortalecimento do serviço público.
“O apoio de vocês é estratégico para o desenvolvimento das políticas de formação e para a melhoria da qualidade de vida dos servidores, porque é por meio da formação das pessoas que conseguimos entregar um serviço público cada vez melhor”, ressaltou.

Durante a apresentação, também foram compartilhados dados da retrospectiva das formações realizadas, o acompanhamento do status dos participantes, indicadores de evasão e desempenho, além do ranking de engajamento, que reconhece os cursistas a partir de critérios como carga horária, desempenho, avaliação de satisfação e conclusão dos cursos.

Saulo Braga destacou, ainda, as novas funcionalidades que serão implementadas no EGPCE Virtual, com foco na melhoria da experiência do cursista, no acompanhamento mais próximo da trajetória formativa e na redução da evasão, especialmente nas formações à distância. Segundo ele, a Escola avança para um modelo que amplia a autonomia dos órgãos na gestão da formação, com o uso de ambientes virtuais mais integrados e eficientes.

O diretor também apresentou iniciativas previstas no Planejamento 2026, como o fortalecimento das formações presenciais, híbridas, remotas e EAD, a disponibilização da Biblioteca Virtual, ações de reconhecimento, a exemplo da Medalha do Mérito Funcional, e a ampliação dos canais de comunicação, com destaque para o canal oficial da EGPCE no WhatsApp.

Entre as ações estratégicas para o próximo ano, foram anunciadas, ainda, a Caravana 2.0 e a realização de reuniões mensais do GTDEP, reforçando o papel do grupo como espaço permanente de diálogo, articulação e construção coletiva das políticas de desenvolvimento de pessoas no âmbito do Governo do Ceará.

O GTDEP é uma instância estratégica formada por representantes das áreas de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades do Governo do Estado. Atuando como um verdadeiro braço da EGPCE dentro das instituições, o grupo exerce papel fundamental na articulação, disseminação e fortalecimento das políticas de capacitação, ao compartilhar informações, divulgar cursos, mobilizar servidores e contribuir para a consolidação de uma cultura permanente de desenvolvimento no serviço público cearense.