Governo do Ceará lança edital para realizar até 8 mil cirurgias eletivas no Sul do Estado

5 de fevereiro de 2026 - 16:05 # # # # #

Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Fotos

Iniciativa busca ampliar o acesso, reduzir filas e o tempo de espera da população

O Governo do Ceará vai lançar, ainda este mês, um Edital de Chamamento de Cirurgias Eletivas com o objetivo de credenciar prestadores de serviços de saúde da Região Sul do estado. A iniciativa, anunciada pelo governador Elmano de Freitas, nesta quinta-feira (5), busca ampliar o acesso da população a procedimentos cirúrgicos e reduzir a fila de espera.

Pela manhã, o chefe do Executivo cearense esteve reunido, na Secretaria da Saúde (Sesa), com a titular da Pasta, Tânia Mara Coelho, e com representantes dos prestadores de serviços da região, a quem agradeceu pela parceria e pelo compromisso.

“Nós sabemos da demanda que existe e teremos um esforço grande para reduzir filas, diminuir o tempo de espera e aumentar a nossa capacidade de atendimento. Vamos fazer um investimento muito importante e, aqui, quero publicamente agradecer aos prestadores de serviço por estarmos dando as mãos em benefício do povo do Cariri, para que tenha atenção máxima”, frisou o governador Elmano de Freitas.

Com investimento de R$ 28,2 milhões, o edital prevê a realização de cerca de 8,8 mil procedimentos cirúrgicos, beneficiando moradores de 45 municípios, como Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Icó, entre outros. A iniciativa deve sanar a fila de espera atualmente.

De acordo com a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, a ação busca oferecer o atendimento que a população cearense merece. “É mais uma força-tarefa que estamos realizando com o objetivo de reduzir o tempo de espera do cidadão para a realização de cirurgias e procedimentos”, disse. “Agradeço também o apoio do governador Elmano de Freitas, incansável na batalha diária de oferecer cada vez mais saúde, com qualidade, humanização e o atendimento que a nossa população merece”, concluiu a secretária.

O chamamento contemplará procedimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia vascular de alta complexidade, ortopedia de média e alta complexidade, urologia, neurocirurgia e oftalmologia, garantindo um atendimento mais abrangente e resolutivo para a população.

A iniciativa integra o Programa de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, criado em abril de 2023, com foco na redução do tempo de espera. Desde então, já foram realizados, em todo o estado, mais de 455 mil procedimentos, sendo cerca de 12 mil somente em 2025. No Cariri, ao longo dos últimos dois anos, foram realizadas mais de 75 mil cirurgias eletivas.