Operação “Jogo Sujo” deflagrada pela PCCE resulta na prisão de seis pessoas e na apreensão de veículos
5 de fevereiro de 2026 - 12:53 #capturas #operação #operacao-jogo-sujo #PCCE
Ascom SSPDS - Texto e Fotos
Bloqueio de bens, dinheiro em espécie, uma espingarda e uma pistola também foram apreendidos durante a ofensiva policial
Em mais uma ação de combate a grupos criminosos, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (5), a operação “Jogo Sujo”, que resultou na prisão de seis pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema criminoso relacionado à exploração ilegal de jogos do bicho. Ao todo, cerca de 30 policiais civis participaram das diligências para dar cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário. As capturas ocorreram nos municípios de Quixeramobim, Pedra Branca e Fortaleza.
Durante a ofensiva, foram apreendidos dinheiro em espécie, veículos de luxo, uma espingarda, uma pistola, munições e outros materiais de interesse investigativo. Além disso, foi solicitado à Justiça o bloqueio de bens ligados aos investigados. As investigações apontam a existência de um esquema criminoso estruturado voltado à coerção de agentes econômicos locais, como cambistas, operadores e comerciantes vinculados a apostas e jogos, com o objetivo de forçar a migração compulsória ou adesão às plataformas pertencentes ao grupo criminoso.

A ação criminosa ocorria mediante graves ameaças e intimidações presenciais e remotas, além de discursos de imposição de “ordem” por integrantes de um grupo criminoso de origem paulista. Com base nas informações levantadas e na identificação dos envolvidos, a PCCE representou junto ao Poder Judiciário pela prisão preventiva dos investigados pelo crime de extorsão.

Na ação desta quinta-feira, cinco suspeitos foram presos em cumprimento aos mandados. O sexto alvo teve a ordem judicial cumprida dentro de uma unidade prisional, já que ele havia sido preso em flagrante nessa quarta-feira (04), por uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Ainda durante o cumprimento dos mandados, um dos cinco suspeitos capturados foi autuado em flagrante, pois estavam em posse de materiais ilícitos. A PCCE segue com as investigações, com o objetivo de identificar outros envolvidos e desarticular completamente o esquema criminoso.