Parceiros da Etice levam inovação digital a escolas e unidades socioeducativas do Ceará

5 de fevereiro de 2026 - 15:52 # # #

Ascom Etice
Texto e fotos: Gerência de Comunicação e Marketing (Gecom)

O impacto positivo e os resultados da utilização das 13 salas Google implantadas por meio de parceria da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) com instituições do estado e prefeituras, vão passar por um processo de avaliação com vistas à ampliação do programa. O processo foi iniciado com uma conversa do presidente da empresa, Hugo Figueirêdo, com a secretária de Educação, Eliana Estrela, continuado nesta quinta-feira (5), em visita à Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, da Seduc, e ao Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider (CSCAL), da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS).

Eliana destaca a importância das Salas Google como espaços estratégicos para ampliar a aprendizagem e a inclusão digital na rede pública estadual. “As Salas Google representam uma inovação pedagógica que fortalece a interação entre professores e estudantes, tornando a aprendizagem mais dinâmica e atrativa. São espaços modernos, que estimulam nossos alunos a explorar, descobrir e aprender de forma mais significativa. Desta forma, contribuem para uma educação mais conectada com o presente e preparada para o futuro”, disse ela.

No mezanino da biblioteca da EEEP Jaime Alencar, a sala Google, com 32 lugares é um atrativo para os 519 alunos e 30 professores, que programam atividades neste espaço diferenciado do formato das salas de aula, todas padronizadas, avalia a diretora Brena Santos. “O impacto é positivo. O aprendizado acontece de fato”, disse ela, ao informar que as atividades na Sala são agendadas pelos professores ou algum responsável pelos alunos, que utilizam os Chromebooks e notebooks, com supervisão. Também pessoas da comunidade e alunos de outras escolas usam o espaço pelo programa C-Jovem.

Hugo Figueirêdo observou que o objetivo da implantação das Salas Google que utilizam a plataforma Google Education, com diversas ferramentas de aprendizado, é ser útil ao público alvo. Ao ser constatada, na avaliação, a existência do impacto positivo, a expansão do programa para outras instituições vai depender da compra das soluções de informática educativa, uma vez que a empresa privada parceira da Etice tem por objetivo vender seus produtos.

A EEEP Jaime Alencar oferta os cursos técnicos de nível médio de eletromecânica, multimídia, produção de áudio e vídeo e desenvolvimento de sistemas – o de maior empregabilidade, que já colocou 18 no mercado de trabalho dos 45 da turma de 2025. Na seleção de candidatos para este ano, houve 450 inscritos para 180 vagas.

Impacto nos internos da instituição socioeducativa

“O impacto da Sala Google para os internos do Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider (CSCAL), da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), é como ir ao shopping center”, compara o responsável pelos cursos de qualificação profissional da instituição, Frans Beno. “Para os jovens, tudo é sedutor”, disse ele, que identifica grandes talentos nos usuários do serviço que recebe jovens com 18 anos completos até 21 anos.

A Sala Google na instituição socioeducativa foi Inaugurada em agosto do ano passado, todavia o processo de instalação das ferramentas Google nos computadores não foi completado e ainda não incluiu as Trilhas – ferramentas educativas do Google. A comitiva da Etice, com Hugo, Sandoval Bastos, assessor da Presidência, Mayara Alves e Luiz Lima, foi recebida por Paula Iris, coordenadora da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.

Paula Iris defendeu a necessidade de disponibilizar o acesso às Trilhas para a Sala Google e se manifestou favorável a ampliar o programa, de modo a incluir todas as unidades da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo. A coordenadora informou que vai formalizar, em documento à Etice, uma avaliação institucional do Programa das Salas Google, com o pedido de inclusão das demais unidades do Sistema. A Sala Google é utilizada para aulas de informática nos níveis básico, intermediário e avançado. “Tem menino inteligente que surpreende – o instrutor bloqueia acesso a outros sites, mas eles desbloqueiam”, observou um instrutor.

O programa das Salas Google foi iniciado em fevereiro de 2024 e atende em média 6.235 alunos, em 11 municípios. Das 13 salas, oito estão instaladas em instituições municipais e cinco em escolas municipais. O presidente da Etice disse que será solicitada avaliação das prefeituras e demais instituições atendidas pelo Programa com objetivo de mensurar os benefícios palpáveis para que seja decidida a continuidade e expansão da iniciativa.