Dupla suspeita de furtar e vender equipamentos industriais é presa pela PCCE
6 de fevereiro de 2026 - 14:01 #Disque-Denúncia #Flagrante #PCCE #suspeitos
Ascom PCCE

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da 4ª Seccional da Região Metropolitana, em São Gonçalo do Amarante, com apoio do Núcleo Operacional do Departamento de Polícia Metropolitana e da 2ª Seccional de Maracanaú, prendeu em flagrante, nessa quinta-feira (05), dois homens suspeitos de envolvimento em uma série de furtos de componentes industriais de alto valor, pertencentes a uma empresa situada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. As capturas aconteceram em Maracanaú e Horizonte, cidades pertencentes às Áreas Integradas de Segurança Pública 14 e 25 (AIS 14 e 25) do Ceará, respectivamente.
As investigações tiveram início após representantes da empresa registrarem um Boletim de Ocorrência (B.O) informando a subtração reiterada de equipamentos utilizados nas linhas de produção, especialmente Controladores Lógicos Programáveis (PLCs) e Interfaces Homem-Máquina (IHMs), dispositivos de funcionamento de máquinas industriais. Durante os levantamentos, os policiais civis identificaram anúncios suspeitos em uma plataforma de comércio eletrônico, com oferta dos mesmos tipos de equipamentos por valores muito abaixo do vendido no mercado.
Com isso, foi deflagrada uma operação com acompanhamento de uma negociação simulada, que resultou na captura em flagrante do primeiro suspeito, um homem, de 33 anos. No endereço dele, situado em Maracanaú, foram encontrados diversos equipamentos compatíveis com aqueles subtraídos da empresa. O segundo alvo, de 29 anos, também foi preso em sua residência, no município de Horizonte, onde foram localizados vários outros componentes industriais reconhecidos como objetos furtados.
Diante disso, os suspeitos foram levados à unidade policial. Na delegacia, um dos homens foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado, em continuidade delitiva. O outro foi autuado por receptação qualificada, por manter em depósito e expor à venda equipamentos de origem ilícita. A PCCE informa que os objetos recuperados foram restituídos ao representante da empresa, e as investigações seguem com o objetivo de identificar outros envolvidos e recuperar equipamentos que já possam ter sido comercializados.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem o trabalho policial. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); pelo WhatsApp (85) 3101-0181, que recebe mensagens de texto, áudio, vídeo e fotografia; ou ainda pelo serviço “e-denúncia”, disponível no site do 181. O sigilo e o anonimato são garantidos.