ÍRIS e Controladoria-Geral da União dialogam sobre inovação e modernização da gestão pública

6 de fevereiro de 2026 - 10:40 # # #

Ascom Iris
Foto: Taís Crisóstomo

Encontro institucional promoveu o alinhamento de práticas e abordagens na área de dados

O ÍRIS LabGov recebeu, nesta quarta-feira (04/02), a visita técnica de representantes da Controladoria-Geral da União (CGU). A agenda teve como objetivo apresentar as iniciativas e os projetos desenvolvidos pelo laboratório nas áreas de dados, inovação e modernização da gestão pública.

Participaram da visita a secretária executiva da CGU, Eveline Brito; o diretor de Planejamento, Inovação e Sustentabilidade, Tiago Chaves; e a cientista de dados da CGU, Ticiana Linhares. Pelo ÍRIS, estiveram presentes o coordenador do Programa Cientista Chefe da Transformação Digital, Danielo G. Gomes, e a coordenadora-geral do laboratório, Luiza Pacheco.

Durante o encontro, os representantes da CGU conheceram as metodologias adotadas pelo ÍRIS, os projetos em andamento e as estratégias voltadas ao uso qualificado de dados para subsidiar políticas públicas. A visita também incluiu uma conversa institucional sobre pontos de convergência entre as instituições, especialmente no que diz respeito à inovação, à transparência e ao fortalecimento da gestão pública baseada em evidências.

Para o coordenador do Programa Cientista Chefe da Transformação Digital, Danielo Gomes, o momento foi importante para o intercâmbio de experiências. “A visita da CGU possibilitou uma troca qualificada sobre como temos estruturado nossas iniciativas em dados e inovação. Esse diálogo contribui para o aprimoramento das soluções desenvolvidas, para o alinhamento com boas práticas adotadas em nível federal e abre fortes perspectivas para novos projetos que poderão surgir, por exemplo, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT)”, destacou.

A coordenadora-geral do ÍRIS, Luiza Pacheco, ressaltou o papel da cooperação institucional no avanço das políticas públicas. “Receber a CGU é uma oportunidade de apresentar o trabalho do laboratório e, ao mesmo tempo, identificar sinergias. A integração entre diferentes esferas de governo é fundamental para fortalecer o uso estratégico de dados e ampliar o impacto das ações públicas”, afirmou.

A visita reforça o compromisso do ÍRIS com a articulação interinstitucional e com o desenvolvimento de soluções inovadoras que apoiem a modernização do Estado e a qualificação das políticas públicas.