Mais de 200 novos profissionais são certificados pelo programa Qualificar + em Canindé e Região

6 de fevereiro de 2026 - 17:56 # # # #

Ascom SET - Texto e foto

O município de Canindé celebrou, nesta quinta-feira (5), a formatura de mais de 200 alunos da segunda edição do programa Qualificar Mais. A cerimônia de certificação marca a conclusão de uma etapa estratégica para a inserção produtiva e a inclusão digital na região.

Representando o prefeito de Aratuba, Joerly Victor, o secretário Municipal de Assistência Social, Valber Lima, agradeceu pela iniciativa, que segundo ele, é muito mais do que um programa de capacitação. “O Qualificar + não é só mais um projeto de qualificação, são portas abertas que transformam vidas de pessoas desde o momento que elas são inseridas no curso até chegarem no mercado de trabalho. Então, quando se tem uma oportunidade de geração de emprego e renda, temos geração de qualidade de vida e é isso que o governo do estado tem feito, em parceria com as prefeituras dos municípios”, pontuou.

Expansão e Impacto Social

Iniciado em setembro de 2025, a segunda edição do Qualificar Mais contemplou oito cidades cearenses, capacitando cerca de 15 mil pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto é uma iniciativa do Governo do Ceará, realizado pela Secretaria do Trabalho (SET) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Para 2026, a meta é expandir o programa para todos os municípios do estado por meio de entidades credenciadas.

“Quero agradecer a toda a equipe do Qualifica Mais, porque graças ao curso que eu fiz de Agroecologia, eu consegui passar na vaga de Agente Rural em Aratuba, onde havia apenas quatro vagas. E eu consegui passar com nota máxima na prova, então isso só mostra a qualidade e a eficiência que os cursos trazem pra nós. Que venham mais cursos”, comemorou Marina Kellen Lima, aluna certificada do projeto Qualificar+

Destacando as ações de qualificação do Centec, o diretor-presidente do instituto, Acrísio Sena, assinalou que a bateria de cursos terá prosseguimento até dezembro deste ano.
“Os cursos do Centec são atualizados e conectados com os grandes desafios do mundo e naquilo que é interessante para a região. Porque discutir hoje tecnologia da informação e da comunicação, transição energética, indústria 4.0 e sustentabilidade ambiental é discutir o mundo. Então, é esse o trabalho que nós estamos fazendo aqui em parceria com a Secretaria do Trabalho, o IDT e toda a rede de qualificação”, ressalta.

Acesso a oportunidades

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, é papel dos governos garantir oportunidades pra que o esforço de cada um possa fazer a diferença. “Falo isso para dizer o quanto é importante o trabalho na vida das pessoas em qualquer lugar do mundo. Durante muito tempo se construiu um discurso de meritocracia para dizer que basta o esforço individual para a pessoa ser o que quiser na vida. É óbvio que o esforço individual é muito importante, mas não basta só ele. A oportunidade precisa existir e a oportunidade só existe se tiver uma política pública que garanta acesso à educação, à formação profissional e ao ensino superior”, ressalta.

As formações oferecidas foram desenhadas para atender às demandas atuais da economia, divididas em cinco eixos fundamentais: Indústria 4.0 e Tecnologias Emergentes; Agroecologia, Agroindústria e Produção Industrial; Sustentabilidade e Hospitalidade. Em todas elas, o empreendedorismo é trabalhado de forma transversal. A meta é beneficiar mais de 24 mil pessoas.