Projeto Incluir + forma nova turma de manicures
6 de fevereiro de 2026 - 12:49 #Manicures #nova turma #Projeto Incluir+
Ascom SET - Texto

A Secretaria do Trabalho (SET), por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) concluiu, nesta sexta-feira (06), mais uma turma do projeto Incluir+. O grupo de cerca de 20 alunas recebeu a certificação do curso de Manicure e Pedicure, realizado no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) do Conjunto Ceará.
O projeto tem o objetivo de promover mais inclusão socioprodutiva e igualdade de oportunidades para os cearenses por meio de qualificação profissional em diversas áreas. A iniciativa mira na inserção na atividade formal e na prestação de serviços autônomos, com foco na geração de renda e na sustentabilidade.
O secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Renan Ridley, participou da entrega dos certificados e fez uma apresentação dos serviços da SET para quem deseja investir na nova trajetória profissional.
“A gente sabe da importância dessa qualificação como uma forma de gerar renda. E a turma que concluímos hoje é formada por mulheres, muitas mães e chefes de família. Compreendemos os diversos desafios que elas enfrentam no mercado de trabalho para garantir o sustento da casa. Por isso, o Governo do Ceará tem, além da qualificação, programas como o Ceará Credi e o Dinheiro da Mão, que podem ajudar nos planos de trabalhar de forma autônoma, levantar renda extra e de montar o próprio negócio”, frisou o secretário.
Aprender e evoluir
Em meio a uma atividade prática, elas concluíram a capacitação com a certeza de que os aprendizados abrem portas para novos caminhos.
“Eu achei uma experiência maravilhosa, porque a gente nunca sabe de tudo. Pensei que sabia pintar unhas, mas não. A gente aprende um pouco mais. Agora é crescer mais e mais e evoluir. Conhecimento nunca é demais”, disse Yasmin Tiffany, de 19 anos.

Já a aluna Conceição Lopes veio pela curiosidade de aprender um novo ofício e de poder trabalhar em casa. “Quero botar meu cantinho em casa. Como eu tenho minhas crianças, quero estar trabalhando pertinho”.