ESP/CE forma novos 48 médicos especialistas e reafirma compromisso com a qualificação do SUS

9 de fevereiro de 2026 - 16:33 # # # #

Daniel Araújo e Juliana Marques - Ascom ESP-CE - Texto e áudio
Raiane Ferreira - Foto e videos

Evento de formatura mobilizou concludentes e familiares, gestores de saúde e corpo docente da Residência Médica Integrada em Rede

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), celebrou a formação de 48 novos especialistas por meio da Residência Médica Integrada em Rede. Ao longo do percurso formativo, o grupo adquiriu competências e habilidades nas áreas de Administração em Saúde, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva Pediátrica, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria.

O ato solene que marcou a conclusão da carga horária prática da iniciativa ocorreu na última sexta-feira (6), na sede da instituição de ensino, em Fortaleza, mobilizando discentes, familiares, gestores de saúde, supervisores e tutores dos programas. A emoção e o sentimento de “dever cumprido” marcaram o evento.

Presente na mesa de abertura, o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, na ocasião, representando também a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, destacou, durante discurso, o caráter interinstitucional como um dos grandes diferenciais da Residência Médica (Resmed) da autarquia. “A relação Estado-Município reflete diretamente nas condições dos campos de prática que disponibilizamos a vocês. Logo, esse modelo (integrado em rede) permite aos residentes que se formem a partir de vivências em diversos cenários reais”, disse.

Essa foi uma perspectiva também compartilhada por Beatriz Hyppolito, 25. Concludente do programa de Medicina de Família e Comunidade, ela exaltou o sentimento de satisfação pelo caminho trilhado na formação.

Assista ao depoimento:

Além de Pamplona, conduziram a cerimônia a secretária de saúde de Fortaleza, Riane Azevedo; o coordenador da Escola de Saúde de Fortaleza (ESPFor), Danilo Lopes; o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da ESP/CE, Frederico Esteche; a diretoria de Pós-Graduação em Saúde, Olivia Bessa; e a gerente de Residência Médica, Alciléa Carvalho.

Integração

Todos os programas de Residência Médica da ESP/CE funcionam em rede, modelo de especialização lato sensu que se diferencia por não concentrar a formação em um único hospital, distribuindo as atividades dos residentes em diferentes campos de prática.

Entretanto, três programas da instituição operam, também, de forma integrada, combinando atuação em rede com processos formativos compartilhados. São eles: Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.

O de Medicina de Família e Comunidade é desenvolvido por meio de parceria entre a ESP/CE, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Fortaleza (PMF), tendo atividades unificadas, embora executadas em campos de prática distintos.

Já os programas de Pediatria e o de Ginecologia e Obstetrícia funcionam de maneira totalmente integrada entre a ESP/CE e a SMS, compartilhando a coordenação e os processos avaliativos.

A diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, conta mais detalhes no vídeo abaixo. Confira:

Próximos passos

Passada a solenidade, os discentes seguem agora com as últimas agendas nas respectivas unidades de atuação. A expectativa é de que elas sejam encerradas no próximo dia 28 de fevereiro, junto à consolidação dos respectivos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCRs), que irão chancelar a entrega dos diplomas.

Gerente de Residência Médica da ESP/CE, Alciléa Carvalho, fala do saldo que o processo formativo em rede traz para a Saúde do Estado. Ouça:

Balanço

Lançada em 2012, a Resmed da ESP/CE já especializou mais de 330 profissionais da Medicina. Atualmente, está presente nos municípios de Limoeiro do Norte, Iguatu, Tauá, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixeramobim e Fortaleza, sendo uma das maiores do Norte-Nordeste.

Leia mais: Saúde do Ceará disponibiliza mais de mil vagas para programas de Residência Médica e Multiprofissional em 2026