SDE e representantes de Jaguaribara articulam criação de Distrito de Irrigação para fortalecer o Perímetro Mandacaru

9 de fevereiro de 2026 - 14:51 # # # #

Ascom SDE - texto e fotos

O fortalecimento da agricultura irrigada familiar e a profissionalização da gestão hídrica foram assuntos debatidos em uma reunião estratégica realizada na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). O encontro teve como foco articular diretrizes para a implantação do Distrito de Irrigação do Mandacaru, estrutura essencial para gerir as áreas produtivas que beneficiam famílias atingidas pela construção da Barragem do Castanhão.

O projeto visa organizar a infraestrutura de uso comum e otimizar a produção de uma região que já possui números expressivos, como a marca de 20 milhões de litros de leite por dia.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Jaguaribara, Netinho de Daniel, a prioridade é a criação de um plano de trabalho robusto que garanta a sustentabilidade do perímetro irrigado. “Estamos construindo o distrito de irrigação para fazer a gestão das infraestruturas de uso comum e gerir todo o projeto. O perímetro está pronto e as famílias estão lá; o que precisamos de fato é colocar o Distrito de Irrigação para funcionar de forma profissional”, explicou o parlamentar.

O esforço é fruto de uma parceria entre a SDE, a Prefeitura de Jaguaribara, a Associação Geral do Mandacaru e o Distrito de Irrigação do Mandacaru. O projeto contempla diretamente 130 famílias de agricultores familiares.

Para o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos, a iniciativa é um passo fundamental para a segurança jurídica e produtiva do setor no Vale do Jaguaribe.

“A implantação deste Distrito de Irrigação é uma prioridade para o nosso agronegócio, pois traz profissionalismo à gestão das águas e infraestrutura. Estamos trabalhando para que esses 130 produtores tenham as condições ideais para expandir sua produção. Nossa missão na SDE é garantir que o potencial de Jaguaribara se transforme em qualidade de vida, emprego e renda no campo”, destacou Silvio Carlos.