Projeto “Capoeira no Quartel” realiza evento de troca de faixas em Tianguá
10 de fevereiro de 2026 - 08:59 #capoeira-no-quartel #PMCE #projeto
Ascom PMCE

O projeto da PMCE existe há 20 anos no município de Tianguá auxiliando na formação de policiais e jovens da região
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) promoveu no município de Tianguá, na Área Integrada de Segurança Pública 27 (AIS 27) do estado, o segundo evento de troca de faixa do Karatê Shotokan do Projeto Capoeira no Quartel. A troca de faixas ocorreu nesse sábado (7), nas dependências do 27° Batalhão de Polícia Militar (27º BPM), e este ano celebra 20 anos auxiliando na formação de policiais militares e jovens da região.

A união do karatê e da capoeira foi celebrada, demonstrando a harmonia e a técnica das artes marciais. O evento contou com a presença dos mestres “senseis” Arimatéia Arruda Ferreira, 7º DAN de Karatê, que representa um nível elevado de maestria, liderança e refinamento técnico no Karatê, além dos mestres Francisco José Rodrigues da Silva e Rayan de Sousa Aguiar, dos alunos 2º tenente da PMCE Hermácio Quirino dos Santos, e o 2º sargento da PMCE Manoel Barbosa Siqueira, e familiares dos alunos.

A troca de faixa é um momento especial para o karateca, pois representa o reconhecimento de seu esforço e dedicação durante a formação. E, neste caso, foi ainda significativo, por celebrou a união do karatê e da capoeira.

Para o tenente da PMCE Hermácio Quirino, o projeto reúne a técnica e a disciplina do esporte. “Todos os alunos estão de parabéns por receberem suas novas faixas. Essa conquista é um estímulo para continuar a trilhar o caminho das artes marciais com paixão e dedicação. O “Capoeira no Quartel” tem proporcionado união e bem-estar a todos que fazem parte do projeto”, ressaltou o 2º tenente da PMCE.
