Com apoio da Coin/SSPDS, PMCE prende integrante de organização criminosa e frustra entrega de armas no Monte Castelo

11 de fevereiro de 2026 - 12:11 # # # # # #

Ascom PMCE - texto e foto

Com informações da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, nessa terça-feira (10), um suspeito de integrar organização criminosa e porte irregular de arma de fogo no bairro Monte Castelo, Área Integrada de Segurança Pública 5 (AIS 5) de Fortaleza. O homem, de 22 anos, foi capturado por uma equipe do Comando Tático Motorizado (Cotam) em um imóvel onde estava prevista para ocorrer a entrega de armamentos.

As informações chegaram à equipe do Cotam por volta das 16h30. Na ocasião, o setor de inteligência da SSPDS informou aos policiais militares sobre a realização de uma reunião de integrantes de um grupo criminoso de origem carioca. O encontro serviria para entrega de armamentos. Diante das informações, o Cotam se dirigiu até o local e realizou um cerco policial em torno do imóvel indicado. Um indivíduo tentou fugir pelo quintal da residência, vindo a sofrer uma queda e escoriações, com ele foi encontrada uma bolsa.

A bolsa continha duas pistolas, uma submetralhadora artesanal, 63 munições de diversos calibres, sete peças para confecção de arma artesanal, um soco inglês, um simulacro de pistola e cinco carregadores de pistola, sendo um deles alongado. A ação apreendeu ainda 96 gramas de cocaína, 35,1 gramas de haxixe, 1,5 g de maconha, quatro aparelhos celulares, cartões bancários e dinheiro em espécie. O suspeito, de 22 anos, já possuía antecedentes por tráfico de drogas, roubo e posse ou porte irregular de arma de fogo.

Diante dos fatos, o indivíduo e o material apreendido foram conduzidos até a 7ª Delegacia de Polícia Civil. Ele foi autuado por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e desobediência na unidade local da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). As investigações seguem em andamento no intuito de identificar e capturar outros indivíduos com atividades ilícitas na região e as Forças de Segurança contam com a contribuição da população para darem seguimento às investigações.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem o trabalho policial. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); pelo WhatsApp (85) 3101-0181, que recebe mensagens de texto, áudio, vídeo e fotografia; ou ainda pelo serviço “e-denúncia”, disponível no site do 181: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos.