Programa Mais Nutrição recebe doação de alimentos produzidos por internos em unidade prisional de Itaitinga
11 de fevereiro de 2026 - 10:37 #Ceasa #Itaitinga #Programa Mais Nutrição
Ascom SAP
O Programa Mais Nutrição recebeu uma nova doação de legumes e verduras produzidos na horta da Unidade Prisional Governador Stênio Gomes (UPGSG), localizada no município de Itaitinga (CE). Desta vez, foram entregues 12 quilos de coentro e 8 quilos de alface, cultivados por quatro internos que atuam diretamente na horta da unidade. O trabalho é acompanhado por uma comissão formada por oito policiais penais, responsáveis pela coordenação, supervisão e apoio às atividades produtivas.
A entrega integra a parceria estabelecida entre a Ceasa-CE, o Programa Mais Nutrição e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), que viabiliza o recebimento de produtos cultivados em hortas mantidas dentro de unidades prisionais cearenses. Além de reduzir o desperdício, a ação estimula práticas sustentáveis e promove a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio do trabalho e da qualificação profissional.
O diretor da Unidade Prisional Governador Stênio Gomes (UPGSG), Afonso Barreto, ressalta a importância da horta prisional para a ressocialização e para a sociedade. “A horta na unidade vai além do plantio de alimentos: ela é uma ferramenta de transformação. Para a pessoa privada de liberdade, representa uma oportunidade digna de trabalho, aprendizado e remição de pena. Para a sociedade, os benefícios também são claros, pois toda a produção é destinada ao programa Mais Nutrição, que combate a fome e o desperdício de alimentos e garante alimentação saudável a pessoas em extrema vulnerabilidade social, alcançando cerca de 50 mil cearenses”, afirma.

A iniciativa evidencia como projetos agrícolas no sistema prisional podem gerar impactos positivos tanto para a população em situação de vulnerabilidade atendida pelo Mais Nutrição quanto para o processo de reintegração social dos internos envolvidos.
O presidente da Ceasa, Herbert Lima, fala sobre a importância da parceria com o sistema prisional e o programa Mais Nutrição. “Quero registrar nossa alegria pela parceria entre a Ceasa e o programa Mais Nutrição, que nos permite receber doações de hortaliças, legumes, frutas, ovos e peixes cultivados e criados por pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais do nosso estado. Essas doações têm contribuído significativamente para que possamos garantir uma alimentação saudável e segura a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Reconheço que essa iniciativa é resultado de uma oportunidade que o sistema prisional oferece para fortalecer a ressocialização. Parabenizo a todos os envolvidos e agradeço pelo trabalho realizado”, disse.
