Cogerh promove seminários sobre avanços na gestão das águas subterrâneas no Ceará nos dias 24 e 26 de fevereiro
12 de fevereiro de 2026 - 15:10 #avanços na gestão #Ceará #cogerh #Unesp
ascom Cogerh - Texto
Eventos ocorrerão em Fortaleza e no Crato e apresentarão resultados de convênio entre Cogerh e Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realiza, nos dias 24 e 26 de fevereiro, dois seminários voltados ao fortalecimento da gestão das águas subterrâneas no Ceará. Os encontros acontecerão no Cariri e em Fortaleza e vão apresentar resultados obtidos a partir de convênio firmado entre a Cogerh e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Atualmente, cerca de 50 municípios cearenses são abastecidos exclusivamente por meio de poços. Em cenários de seca extrema, esse número pode chegar a aproximadamente 100 municípios atendidos por sistemas baseados em poços, reforçando o papel dos aquíferos como fonte complementar e, em alguns casos, principal alternativa de abastecimento.
Na Bacia do Araripe, desde agosto de 2009, a Cogerh realiza monitoramento automatizado em 24 poços. Nas demais bacias hidrográficas do estado, incluindo ambiente cristalino, é realizado, mensalmente, monitoramento manual em 568 unidades. Os resultados são publicados na forma de boletins no site da Cogerh.
Programação no Crato
No dia 24 de fevereiro, das 9h às 11h30, o seminário será realizado no Auditório do Geopark Araripe, no Crato, com o tema “Gestão das Águas Subterrâneas da Região do Cariri”. Veja a programação completa:
O encontro reunirá gestores, técnicos, pesquisadores, membros de comitês de bacia e representantes do poder público municipal para discutir o potencial hídrico subterrâneo da região e as estratégias de uso sustentável dos aquíferos.
O evento tem como finalidade apresentar o resultado final do Projeto de Monitoramento com Isótopos Ambientais realizado no período de 2022 a 2025. Este estudo utilizou isótopos ambientais como ferramenta para rastreamento da movimentação da água subterrânea. Na hidrogeologia, os isótopos ajudam a revelar a origem, o caminho e o tempo de residência da água no subsolo.
Programação em Fortaleza
Já no dia 26 de fevereiro, das 8h30 às 16h30, o seminário será realizado no Auditório da Seplag, em Fortaleza, com o tema “Gestão das Águas: Cooperando, Compartilhando e Conectando Experiências e Conhecimentos”.
A programação prevê a apresentação detalhada dos resultados do convênio entre Cogerh e Unesp, além de destaque para a qualidade das águas dos açudes cearenses, destacando metodologias aplicadas e propostas de aprimoramento da gestão integrada entre águas superficiais e subterrâneas.




