Governador Elmano de Freitas visita Hemoce durante campanha de doação de sangue para o Carnaval
12 de fevereiro de 2026 - 10:47 #campanha #doação de sangue #Hemoce #saúde
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Ação vai até o dia 17 deste mês em todas as unidades cearenses
O governador Elmano de Freitas visitou, nesta quinta-feira (12), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza. O equipamento, que faz parte da rede da Secretaria da Saúde (Sesa), está promovendo campanha de doação de sangue para o Carnaval. Com a temática “No ritmo da folia, doar sangue é um ato de alegria”, a iniciativa visa dar mais atenção para os estoques dentro do período festivo.
“Hoje é dia de doar sangue. Fui atendido pelo Fernando, que está aqui desde 2008. O Hemoce de Fortaleza atende 500 unidades de saúde em todo Ceará. Toda essa movimentação demonstra o coração solidário do povo cearense. Parabéns ao SUS e aqueles e aquelas que fazem o Hemoce no Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Para doar, o interessado ou interessada precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de idade devem apresentar, ainda, termo de consentimento assinado por um responsável.
Secretário Executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Lauro Perdigão, salientou que a ação promovida pelo Hemoce é importantíssima para a continuidade do fluxo de atendimentos. “A campanha é muito importante porque esse é um período que naturalmente as doações acabam caindo, as pessoas estão viajando, se divertindo. Com a campanha, os estoques podem se manter e assim podemos atender a população a partir das demanda que venham aparecer”, pontuou.

Em Fortaleza, os interessados podem participar da campanha em três locais: Até sábado (14) na unidade localizada na avenida José Bastos, no bairro Rodolfo Teófilo, e no posto de coleta da Praça das Flores, no bairro Aldeota; no ginásio Paulo Sarasate, no bairro Dionísio Torres, de domingo até terça-feira de Carnaval. No restante do território cearense, as doações podem ser feitas nos hemocentros regionais de Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, e na Unidade de Doação de Sangue e Atendimento ao Doador de Sobral.
Em 2025, o Hemoce registrou mais de 114 mil doações de sangue, o maior número desde 1990, quando o dado passou a ser contabilizado. As doações são essenciais para pacientes que necessitam realizar transfusões de sangue e estão em tratamentos de câncer e doenças hematológicas, além daqueles que precisam realizar cirurgias eletivas e de emergência.
Ato de solidariedade

Cícero Júnior é uma verdadeira figurinha carimbada nos corredores do Hemoce. O agente de endemias fortalezense realizou, nesta quinta-feira, sua 30ª doação para os estoques da instituição. “A população precisa se conscientizar que doar é um gesto de responsabilidade. Existem pessoas precisando neste momento e amanhã pode ser eu”, comentou o doador que faz contribuições desde 2001.
Coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, reforçou a importância da campanha. “Essa iniciativa tem como objetivo chamar atenção da população para esse período do Carnaval, um momento que requer um cuidado especial. Quando você doa sangue, você ajuda a salvar a vida de uma família inteira. É um gesto de amor e solidariedade”, disse.

