IDT discute fortalecimento da política de inclusão dos egressos do sistema prisional
12 de fevereiro de 2026 - 15:00 #IDT #Política de inclusão #sistema prisional
Ascom SET - texto e foto

Na manhã desta quinta-feira (12), na sede do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o presidente Raimundo Angelo esteve reunido o diretor da Unidade Prisional Irmã Imelda, Paulo Cesar Castro, e o coordenador da Casa de Andaluzia, Javier Garcia, dentre outros participantes, para dialogar sobre a inclusão dos egressos do sistema prisional.
Na pauta, discutiu-se a realização de cursos de costura na Unidade Prisional Irmã Imelda, localizada em Itaitinga. A iniciativa tem como objetivo qualificar pessoas privadas de liberdade, com atenção especial à população trans, contribuindo para a ressocialização, a geração de renda e a construção de novas perspectivas profissionais após o cumprimento da pena.
O presidente do IDT, Raimundo Angelo, acredita que “a união entre instituições públicas e organizações da sociedade civil fortalece ações de inclusão social, amplia oportunidades e demonstra que a educação profissional é uma ferramenta poderosa de transformação de vidas. Seguimos firmes no compromisso com a dignidade, a cidadania e a reinserção social do povo cearense,” complementa o presidente.
O IDT já é parceiro da Casa de Andaluzia, nos cursos de costura voltados para pessoas trans e mulheres da periferia, em situação de vulnerabilidade, atuando na legitimação dos certificados, na orientação profissional e no encaminhamento para o mercado de trabalho, também já temos uma programação de ações na área da empregabilidade voltada para pessoas privadas de liberdade que também garantem a ressocialização e convívio social.
O Instituto já atua em parceria com a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Coispe) da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização ministrando Oficinas de Orientação para o Mercado de Trabalho, auxiliando na orientação e inserção desse público.