Pinacoteca do Ceará abre inscrições para nova edição dos “Encontros de Conservação e Restauro”, com turma única para 2026
12 de fevereiro de 2026 - 09:50 #cultura #evento #Pinacoteca #programação
Ascom Pinacoteca - texto e foto

O programa de formação é destinado a profissionais e estudantes de restauro e conservação, com seleção de turma para os encontros que ocorrerão de março a dezembro. Inscrições ocorrem de 11 a 25 de fevereiro
A Pinacoteca do Ceará, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante, abre inscrições para o programa de formação “Encontros de Conservação e Restauro” deste ano, com foco em experiências práticas. As inscrições são gratuitas, de 11 a 25 de fevereiro, no site da Pinacoteca do Ceará.
Destinada a profissionais e estudantes de conservação e restauro que atuam em acervos do Ceará, com idade mínima de 18 anos, esta edição do programa abordará noções básicas de restauração e conservação de obras em papel e pinturas de cavalete durante 10 módulos, que ocorrerão de março a dezembro. Diferentemente do ano passado, será selecionada uma única turma com 30 vagas e 10 suplentes. Para receber o certificado ao final, será preciso comparecer a pelo menos sete dos dez encontros. A divulgação do resultado da seleção será no dia 27 de fevereiro.
A atual coordenadora de Conservação e Restauro da Pinacoteca do Ceará, Tatiana Russo dos Reis, será a mediadora dos encontros. Entre os objetivos do programa está o de criar uma rede de apoio técnico no Estado, facilitar a circulação de conhecimento e promover a troca de experiências e discussão de temas relevantes.
CONHEÇA O CRONOGRAMA
4/03/2025 | Sábado | 10h às 12h
Materiais e técnicas de obras de arte e restauração, com exercícios pontuais para papéis
11/04/2025 | Sábado | 10h às 12h
Noções básicas de limpeza a seco e remoção de fitas adesivas
16/05/2025 | Sábado | 10h às 12h
Noções básicas de consolidação de rasgos em papel
20/06/2025 | Sábado | 10h às 12h
Noções básicas de enxerto em papel
11/07/2025 | Sábado | 10h às 12h
Noções básicas de reintegração cromática de papéis
08/08/2025 | Sábado | 10h às 12h
Noções básicas de limpeza a seco em pinturas
12/09/2025 | Sábado | 10h às 12h
Noções básicas de limpeza aquosa em pinturas, diferenciando limpeza e remoção de verniz
17/10/2025 | Sábado | 10h às 12h
Noções básicas de consolidação de rasgos e furos em pinturas
14/11/2025 | Sábado | 10h às 12h
Noções básicas de nivelamento em pinturas, com conhecimento de tipos de massas, preparação e aplicação
05/12/2025 | Sábado | 10h às 12h
Noções básicas de reintegração cromática em pinturas e encerramento do programa
Sobre a mediadora
Tatiana Russo dos Reis está atualmente na coordenação da de Conservação e Restauro na Pinacoteca do Ceará, em Fortaleza. De 2021 a 2024, lecionou disciplinas de conservação no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, e atuou no Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca de São Paulo, de 2008 a 2024. Com uma formação multidisciplinar, possui graduação em Artes Plásticas, frequentou curso técnico de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis e Integrados na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), além de um mestrado em
Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, é doutoranda no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde desenvolve pesquisa sobre a conservação de esculturas a céu aberto no Brasil.
Sobre a Pinacoteca do Ceará
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 267 mil visitantes.
Serviço
Encontros de Conservação e Restauro 20026 – Experiências práticas
Com Tatiana Russo dos Reis
Quando: Março a dezembro de 2026
Onde: Laboratório de Conservação e Restauro da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n, Centro)
Para profissionais e estudantes de conservação e restauro do Ceará
Classificação indicativa: 18 anos
30 vagas | Inscrições de 11 a 25 de fevereiro, via formulário: https://forms.gle/
Resultado: 27 de fevereiro